Title: Rumo à terra prometida – pessoas, horários e produtividade
Authors: Fonseca, Diogo Ribeiro da
Santana, Emanuella Faria de
Oliveira, Gisele Aparecida Gonçalves de
Aiko Tsunoda, Márcia
Rodrigues, Marise Costa
Publisher: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Endereço Eletrônico: http://casoteca.enap.gov.br/index.php?option=com_multicategories&view=article&id=176
Language: Idioma::Português:portuguese:pt
Country: País::BR:Brasil
metadata.dc.type: Estudo de Caso
metadata.dc.description.physical: Número de páginas: 3 p.
Issue Date: 2016
metadata.dc.rights.holder: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
metadata.dc.rights.license: Termo::Licença Padrão ENAP::É permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.enap.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários esses “termos de uso” e quem é o detentor dos direitos autorais, a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Proibido o uso comercial. Permitida a criação de obras derivadas, desde que respeitado o crédito ao autor original. Essa licença é compatível com a Licença Creative Commons (by-nc-sa).
Classificação Temática: Gestão de Pessoas
Abstract: O estudo de caso relata a história de Mariazinha, recém ingressa no serviço público depois de ter trabalhado um tempo na iniciativa privada. O caso apresenta uma situação na qual ficam evidentes diversas questões que são críticas para a gestão de pessoas no contexto do serviço público. São abordados temas como controle de frequência, avaliação de desempenho, teletrabalho, motivação, tratamento diferenciado de iguais e a influência política e midiática sobre a gestão organizacional – especialmente a gestão de pessoas – de um órgão público.
Keywords: gestão de pessoas;  pontualidade;  teletrabalho;  produtividade;  opinião pública;  motivação;  controle de ponto;  homeoffice;  serviço público
Target Audience: Gestores e servidores públicos e pesquisadores da área de Administração Pública.
metadata.dc.description.additional: A nota pedagógica deste caso é de acesso restrito e exclusivo a professores e coordenadores de ensino cujos cadastros tenham sido autorizados pela coordenação da Casoteca de Gestão Pública. Se você é professor ou coordenador de ensino e deseja ter acesso à íntegra das notas pedagógicas que alguns casos possuem, solicite sua autorização de uso pleno no site da Casoteca de Gestão Pública, na opção “Cadastre-se” (http://casoteca.enap.gov.br/index.php?option=com_user&view=register&Itemid=14).
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/2432
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