Título: A pesquisa administrativa e a ENAP
Autor(es): Villa-Alvarez, Florindo
Editor: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Endereço Eletrônico: http://seer.enap.gov.br/index.php/RSP/issue/archive
Idioma: Idioma::Português:portuguese:pt
País: País::BR:Brasil
Tipo: Artigo
Extensão/Indicação de Série: Número padronizado: v. 43, n. 1 (1988)
Revista do Serviço Público - RSP, ano 43, v.116, n. 1, p. 16-19
Data: Jan-1988
Detentor dos direitos autorais: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Termos de uso: Termo::Licença Padrão ENAP::É permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.enap.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários esses “termos de uso” e quem é o detentor dos direitos autorais, a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Proibido o uso comercial. Permitida a criação de obras derivadas, desde que respeitado o crédito ao autor original. Essa licença é compatível com a Licença Creative Commons (by-nc-sa).
Classificação Temática: Administração Pública
Resumo: A ENAP deverá ser o laboratório administrativo do exercício democrático e da prática participativa de negociação e compromisso em formular, implementar e avaliar as políticas públicas de um novo Estado de Direito, buscando formar o Gestor Governamental. A transição democrática brasileira, ainda frágil, tem de ser conscientemente administrada como a transição de vinte anos de arbítrio militar para a implantação de uma democracia plena, centrada na historicidade brasileira e em uma nova constituição que seja, no dizer de Tancredo Neves, “uma Carta de Compromissos assumidos livremente pelos cidadãos” (o grifo é nosso). A atual tarefa da Assembléia Constituinte é a primeira etapa, e a fundamental, em que se alicerça a transição, mas a segunda e próxima etapa, aquela que os futuros egressos gestores governamentais da ENAP terão de administrar, será a de implementar e sedimentar os alicerces de uma democracia plena, isto é, a etapa da institucionalização democrática do Brasil.
Palavras-chave: pesquisa administrativa;  políticas públicas;  democracia
Público alvo: Gestores e servidores públicos, pesquisadores da área de gestão pública e sociedade em geral.
Observações/Notas: ISSN impresso: 00349240
ISSN eletrônico: 23578017
Publicado na seção Especial da RSP.
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/2428
Aparece nas coleções:Revista do Serviço Público: de 1981 a 1990
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1988 RSP ano.43 v.116 n.1 jan-fev p.16-19.pdf317.35 kBAdobe PDF Thumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens da Biblioteca Digital são de acesso aberto para uso não comercial, desde que citada a autoria e a fonte. Salvo quando outras restrições estiverem expressas no termo de uso.