Title: Módulo III: Gestão de processos
Authors: Ferreira, André Ribeiro
Publisher: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Endereço Eletrônico: http://www.enap.gov.br/index.php?option=com_include&evento=calendario_cursos_presenciais&Itemid=47
Language: Idioma::Português:portuguese:pt
Country: País::BR:Brasil
metadata.dc.type: Apostila/Material Textual
Apresentação/Slides
metadata.dc.description.physical: Número de páginas: 47 p.
Número de slides: 141 slides
Issue Date: 2014
metadata.dc.rights.holder: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
metadata.dc.rights.license: Termo::Licença Padrão ENAP::É permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.enap.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários esses “termos de uso” e quem é o detentor dos direitos autorais, a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Proibido o uso comercial. Permitida a criação de obras derivadas, desde que respeitado o crédito ao autor original. Essa licença é compatível com a Licença Creative Commons (by-nc-sa).
Classificação Temática: Administração Pública
Gestão de Processos
Abstract: O módulo aborda o conceito de gestão de processos, a diferença entre gestão por processos e gestão de processos, tipos de processos, etapas de gestão de processos, aspectos relacionados à melhoria de processos e aspectos humanos interferentes na gestão de processos. Tem-se como foco o destaque da gestão de processos na perspectiva dos gerentes operacionais. O processo de ensino-aprendizagem é conduzido por intermédio de exposições dialogadas e trabalhos em grupo, combinando a abordagem dos conteúdos teórico-conceituais com exercícios de fixação e aplicação.
Keywords: gestão de processos;  análise de processo;  administração pública
Target: Ao final do módulo o participante será capaz de reconhecer a importância e a relação da gestão de processos com a política pública de gestão do Governo Federal; Identificar as vantagens e desafios da implantação da gestão por processos; Identificar o perfil necessários ao gestor e membros da equipe na implantação da gestão por processos; Aplicar o método de gerenciamento de processos.
Target Audience: Gerentes operacionais dos órgãos da administração pública federal, compreendendo-se como tal os gerentes de primeira linha diretamente envolvidos com a condução de equipes de execução.
metadata.dc.educational.context: O Módulo III - Gestão de processos, carga horária de 14h, faz parte do Programa de Desenvolvimento de Gerentes Operacionais - PDGO que é estruturado em cinco módulos consecutivos e concatenados em função da perspectiva complementar e integrada dos conteúdos. Módulo 1: Administração Pública e Contexto Institucional Contemporâneo; Módulo 2: Planejamento e Gestão Governamental; Módulo 3: Gestão de Processos; Módulo 4: Gestão de Recursos; Módulo 5: Gestão de Pessoas.
metadata.dc.description.additional: Sumário; 1. Contextualização do Tema; 2. Gestão de Processos e Gestão por Processos; 3. Gestão de Processos e Agregação de Valor; 4. Melhoria de Processos e o Ciclo PDCA; 5. A Dimensão Humana da Gestão de Processos; 6. Indicadores para a Gestão de Processos ; Referências Bibliográficas.
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/2332
Appears in Collections:Programa: Desenvolvimento de Gerentes Operacionais
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
1. Apostila - Módulo 3 - Gestão de Processos.pdfApostila - Módulo III - PDGO1.15 MBAdobe PDF Thumbnail
View/Open
2 Slides - Módulo 3 - Gestão de Processos.pdfSlides - Módulo III - PDGOI3.65 MBAdobe PDF Thumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.