Título: Liderança feminina e equidade de gênero: o que leva uma organização engajada em política de equidade de gênero a não conseguir implementá-la?
Autor(es): Reis, Jaqueline Pereira Cardoso
Loyola, Marília Vargas
Editor: Escola Nacional de Administração Pública (Brasil)
Endereço Eletrônico: http://casoteca.enap.gov.br/index.php?option=com_multicategories&view=article&id=160:lideranca-feminina-e-equidade-de-genero-o-que-leva-uma-organizacao-engajada-em-politica-de-equidade-de-genero-a-nao-conseguir-implementa-la&catid=7:estado-e-sociedade&Itemid=12
Idioma: Idioma::Português:portuguese:pt
País: País::BR:Brasil
Tipo: Estudo de Caso
Extensão/Indicação de Série: Número de páginas: 11 p.
Data: 2015
Detentor dos direitos autorais: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Termos de uso: Termo::Licença Padrão ENAP::É permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.enap.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários esses “termos de uso” e quem é o detentor dos direitos autorais, a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Proibido o uso comercial. Permitida a criação de obras derivadas, desde que respeitado o crédito ao autor original. Essa licença é compatível com a Licença Creative Commons (by-nc-sa).
Classificação Temática: Administração Pública
Sociedade. Gênero. Família
Resumo: O estudo de caso baseia-se na simulação de um processo seletivo interno para o cargo de Gestor Regional em uma empresa pública que, mesmo engajada em políticas de valorização da diversidade e equidade de gênero, não consegue colocá-las em prática. Apesar de definidas as etapas e as regras da sistemática de seleção, a tomada de decisão pela banca avaliadora esbarra em padrões de comportamento que refletem dilemas culturais e criam barreiras em relação ao gênero. A proposta do debate considera o aumento da presença das mulheres nas organizações em contraponto à dificuldade delas chegarem a cargos de liderança na alta administração. O estudo de caso tem como objetivo promover a reflexão e a ampla discussão sobre os temas Liderança Feminina e Equidade de Gênero, perpassando questões relativas a Gestão de Pessoas, Diversidade, Ética e Estratégia Organizacional.
Palavras-chave: gênero;  igualdade;  gestão de pessoas;  estratégia organizacional;  diversidade;  ética
Observações/Notas: O estudo de caso publicado pela Casoteca de Gestão Pública, no mês de julho, apresenta reflexões sobre a igualdade de gênero na Administração Pública.
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/2322
Aparece nas coleções:Casoteca: Ética e Diversidade
Arquivos associados a este item:


Os itens da Biblioteca Digital são de acesso aberto para uso não comercial, desde que citada a autoria e a fonte. Salvo quando outras restrições estiverem expressas no termo de uso.