Título: O estado nacional no contexto da internacionalização
Autor(es): Freire, Roberto
Editor: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Revista do Serviço Público (RSP)
Endereço Eletrônico: http://seer.enap.gov.br/index.php/RSP/article/view/837/651
Idioma: Idioma::Português:portuguese:pt
País: País::BR:Brasil
Tipo: Artigo
Extensão/Indicação de Série: Número padronizado: v. 45, n. 3 (1994)
Revista do Serviço Público - RSP, ano 45, v. 118, n. 3, p. 101 - 108
Data: Set-1994
Detentor dos direitos autorais: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Termos de uso: Termo::Licença Padrão ENAP::É permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.enap.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários esses “termos de uso” e quem é o detentor dos direitos autorais, a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Proibido o uso comercial. Permitida a criação de obras derivadas, desde que respeitado o crédito ao autor original. Essa licença é compatível com a Licença Creative Commons (by-nc-sa).
Classificação Temática: Diplomacia. Relações Internacionais
Estado e Sociedade
Fiscalização. Regulação
Resumo: O Estado é a alavanca econômica e social. A competitividade com o controle do Estado nas economias sociais é fundamental para a democracia. O mercado não é livre e tem que sofrer regulação social. É preciso um Estado que tenha a eficiência e a competência para nos tornar competitivos no processo de internacionalização. Nesse sentido, é necessário um projeto cujas características respeite a realidade em que vivemos.
The State is the economic and social lever. Market efficiency with the State control is fundamental for democracy. The market isn’t free and must suffer social regulamcntation. A State that has efficiency and competence is necessary to make lhe economy competitive in the intcrnationalization process. In this sence, a project - with characteristics that rcspect the reality in which we live - is necessary.
EI Estado es la palanca econômica y social. La competitividad con el control del Estado en las economias sociales es fundamental para la democracia. El mercado no es libre y tiene que sufrir regulación social. lis necesario un Estado que tenga la eficiencia y Ia competencia para hacernos competitivos en el proceso de intemcionalización. En ese sentido, es necesario un proyecto cuyas características respeten la realidad en que vivimos.
Palavras-chave: intervenção estatal;  regulação estatal;  livre mercado;  internacionalização;  globalização;  estado nacional
Observações/Notas: ISSN eletrônico: 2357-8017
ISSN impresso: 0034-9240
Publicado na seção Ensaios, da RSP.
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/2220
Aparece nas coleções:Revista do Serviço Público: de 1991 a 2000
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1994 RSP ano.45 v.118 n.3 set-dez p.101-108.pdf277.54 kBAdobe PDF Thumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens da Biblioteca Digital são de acesso aberto para uso não comercial, desde que citada a autoria e a fonte. Salvo quando outras restrições estiverem expressas no termo de uso.