Título: Novas tendências institucionais na gestão dos órgãos públicos
Autor(es): Todorov, João Claudio
Editor: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Revista do Serviço Público (RSP)
Endereço Eletrônico: http://seer.enap.gov.br/index.php/RSP/article/view/834/648
Idioma: Idioma::Português:portuguese:pt
País: País::BR:Brasil
Tipo: Artigo
Extensão/Indicação de Série: Número padronizado: v. 45, n. 3 (1994)
Revista do Serviço Público - RSP, ano 45, v. 118, n. 3, p. 81 - 89
Data: Set-1994
Detentor dos direitos autorais: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Termos de uso: Termo::Licença Padrão ENAP::É permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.enap.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários esses “termos de uso” e quem é o detentor dos direitos autorais, a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Proibido o uso comercial. Permitida a criação de obras derivadas, desde que respeitado o crédito ao autor original. Essa licença é compatível com a Licença Creative Commons (by-nc-sa).
Classificação Temática: Administração Pública
Estado e Governo. Governança. Governabilidade
Gestão Pública
Resumo: O artigo discute os principais aspectos relacionados à recente problemática conceitual do Estado e as grandes mudanças experimentadas na sociedade, capazes de reorientar o enfoque da gestão nos órgãos públicos. Sem se deter à especificidade da situação brasileira, procura apresentar, de modo sucinto, os grandes desafios que são colocados pela sociedade ao Estado contemporâneo, como decorrência, por exemplo, da mundialização da economia, formação de novos blocos geopoliticos, no contexto internacional, novas tecnologias e os novos padrões de relacionamento que emergem do cotidiano das sociedades. Tudo isto aumenta a necessidade de legitimação, para os centros responsáveis pela tomada de decisão e para a gestão dos órgãos públicos. Neste sentido, defende a idéia do planejamento estratégico, como uma das possíveis respostas aos novos desafios colocados pela realidade atual.
Presenta, de manera sucinta, algunos puntos relevantes de la actual problemática de gestión de los órganos públicos, enfocando el Estado y los recientes câmbios registrados en la sociedad y en el contexto mundial. Pone énfasis también en el desafio de los órganos públicos en un mundo en transición y la planificación estratégica como respuesta al desafio de la gestión pública.
This article presents, generally, some relevant points in today’s problems of administration of public institutions, focusing on the State and the rccent changes seen in society and in lhe world context. It also emphasizes the challenge of public institutions in a world in transition and a strategic plan as an answer for plublic administration.
Palavras-chave: gestão publica;  estado contemporâneo;  economia mundial;  globalização;  legitimidade do estado;  instituição pública
Observações/Notas: ISSN eletrônico: 2357-8017
ISSN impresso: 0034-9240
Publicado na seção Ensaio da RSP.
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/2215
Aparece nas coleções:Revista do Serviço Público: de 1991 a 2000
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1994 RSP ano.45 v.118 n.3 set-dez p.81-89.pdf312.24 kBAdobe PDF Thumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens da Biblioteca Digital são de acesso aberto para uso não comercial, desde que citada a autoria e a fonte. Salvo quando outras restrições estiverem expressas no termo de uso.