Título: Módulo 1 - fundamentos e conceitos
Autor(es): Barcelos, Carlos Leonardo Klein (Conteudista, 2002)
Souza, Bruno Cesar Grossi de (Conteudista, 2002)
Noblat, Pedro Luiz Delgado (Conteudista e organizador-2002)
Contribuidor: Souza, Bruno Cesar Grossi de (Revisor, 2004-2013)
Editor: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Endereço Eletrônico: http://www.enap.gov.br/index.php?option=com_include&evento=lista_cursos_ead&Itemid=171
Idioma: Idioma::Português:portuguese:pt
País: País::BR:Brasil
Tipo: Módulo Completo
Extensão/Indicação de Série: Número de páginas: 10 p.
Data: 2015
Detentor dos direitos autorais: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Termos de uso: Termo::Licença Padrão ENAP::É permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.enap.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários esses “termos de uso” e quem é o detentor dos direitos autorais, a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Proibido o uso comercial. Permitida a criação de obras derivadas, desde que respeitado o crédito ao autor original. Essa licença é compatível com a Licença Creative Commons (by-nc-sa).
Classificação Temática: Administração Pública
Gestão de Processos
Resumo: Este documento trata de contextualização da MASP, MASP e PDCA, MASP, PDCA e ferramentas, conceitos e termos-chave, qualidade, processo, cliente, fornecedor, produto, cadeia cliente-fornecedor, gerência de processos, requisito do cliente, padrão, normalização, indicadores, problema.
Palavras-chave: análise;  melhoria;  processo;  MASP
Objetivo: Ao final deste módulo, espera-se que o participante seja capaz de identificar as situações de aplicação da MASP; compreender a inter-relação da MASP com o PDCA; especificar as ferramentas utilizadas em cada uma das etapas da MASP; descrever os termos: qualidade, processo, cliente, fornecedor, cadeia cliente-fornecedor, gerência de processo, padrão, requisito do cliente, normalização, indicador e problema.
Público alvo: Servidores públicos em geral (prioritariamente do executivo federal), interessados na aplicação de conceitos e ferramentas de gestão da qualidade, bem como na metodologia de análise e solução de problemas
Servidores públicos em geral (prioritariamente do executivo federal), interessados na aplicação de conceitos e ferramentas de gestão da qualidade, bem como na metodologia de análise e solução de problemas.
Contexto de aprendizagem: Este é o primeiro dos quatro módulos do curso Análise e Melhoria de Processo Metodologia MASP.
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/2174
Aparece nas coleções:Escola Virtual: Estratégia e Planejamento
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MASP - Módulo (1).pdf774.78 kBAdobe PDF Thumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens da Biblioteca Digital são de acesso aberto para uso não comercial, desde que citada a autoria e a fonte. Salvo quando outras restrições estiverem expressas no termo de uso.