Título: A face oculta do Leviatã: gestão da informação e transparência administrativa
Autor(es): Jardim, José Maria
Editor: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Revista do Serviço Público (RSP)
Endereço Eletrônico: http://seer.enap.gov.br/index.php/RSP/article/view/731
Idioma: Idioma::Português:portuguese:pt
País: País::BR:Brasil
Tipo: Artigo
Extensão/Indicação de Série: Revista do Serviço Público - RSP, ano 46, v. 119, n. 1, p. 137-152
Número padronizado: v. 46, n. 1 (1995)
Data: Jan-1995
Detentor dos direitos autorais: Escola Nacional de Administração Pública (ENAP)
Termos de uso: Termo::Licença Padrão ENAP::É permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.enap.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários esses “termos de uso” e quem é o detentor dos direitos autorais, a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Proibido o uso comercial. Permitida a criação de obras derivadas, desde que respeitado o crédito ao autor original. Essa licença é compatível com a Licença Creative Commons (by-nc-sa).
Classificação Temática: Gestão da Informação
Transparência Governamental
Resumo: Um dos pressupostos do Estado moderno é a sua visibilidade social mediante a implementação de instrumentos gerenciais de controle das informações que produz e o seu acesso pelo cidadão. A gestão da informação configura-se como um conjunto de práticas caracterizadas pela racionalidade formal e o projeto histórico do Estado contemporâneo. No Brasil e demais países da América Latina, a opacidade informacional do Estado expressa uma situação em que este não dispõe de mecanismos de controle sobre seus estoques informacionais. Por outro lado e em conseqüência a sociedade não controla o Estado. O tema requer a construção de referenciais analíticos, além do confronto das diversas experiências históricas envolvendo as relações entre gestão da informação e a transparência administrativa.
Uno de los supuestos del Estado moderno es su visibilidad social mediante la implementación de instrumentos gerenciales de control de las informaciones y el acceso a las mismas, por parte del ciudadano . La gestión de la información se configura como un conjunto de prácticas caracterizadas por su racionalidad formal y el proyecto historico del Estado contemporâneo. En Brasil y en el resto de Latinoamérica, la falta de transparência del Estado expresa una situación en que éste no dispone de mecanismos de control sobre sus stocks de información. Por otro lado , y en consecuencia , la sociedad no controla al Estado. El tema requiere la construcción de referenciales analíticos, además del confronto de las diversas experiencias históricas y las relaciones entre la gestión de la información con la transparência administrativa.
One of the assumptions of the modern State is its social transparency through the implementation of management tools for the control of the information it produces, as well as its access by th e Citizen. Information management is a set of practices characterized by formal rationality and the historical project of th e contemporary State. In Brazil, as well as in other Latin-American countries , the lack o f State information transparency expresses a situation in which the State does not have mechanisms to control its information stocks. On the other hand, and as a result, socicty does not control the State. The subject requires the construction of analytical frames of reference, as well as the comparison of various historical experiences involving the relationships between information management and administrative transparency.
Palavras-chave: transparência administrativa;  direito à informação;  direito à privacidade;  informação;  gestão da informação;  democracia
Observações/Notas: ISSN Impresso: 0034-9240
ISSN Eletrônico: 2357-8017
Publicado na seção Ensaios da RSP.
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/2083
Aparece nas coleções:Revista do Serviço Público: de 1991 a 2000
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1995 RSP ano.46 v.119 n.1 jan-abr p.137-152.pdf535.91 kBAdobe PDF Thumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens da Biblioteca Digital são de acesso aberto para uso não comercial, desde que citada a autoria e a fonte. Salvo quando outras restrições estiverem expressas no termo de uso.