Título: Governabilidade e pobreza no Brasil
Autor(es): Pagnussat, José Luiz
Editor: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Revista de Administração Pública (RSP)
Endereço Eletrônico: http://seer.enap.gov.br/index.php/RSP/article/view/709
Idioma: Idioma::Português:portuguese:pt
País: País::BR:Brasil
Tipo: Artigo
Extensão/Indicação de Série: Revista do Serviço Público - RSP, ano 47, v. 120, n. 1, p. 181-184
Número padronizado: v. 47, n. 1 (1996)
Data: Jan-1996
Detentor dos direitos autorais: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Termos de uso: Termo::Licença Padrão ENAP::É permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.enap.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários esses “termos de uso” e quem é o detentor dos direitos autorais, a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Proibido o uso comercial. Permitida a criação de obras derivadas, desde que respeitado o crédito ao autor original. Essa licença é compatível com a Licença Creative Commons (by-nc-sa).
Classificação Temática: Desenvolvimento Social
Modernização. Reforma Administrativa
Resumo: Governabilidade e pobreza no Brasil é a publicação editada pela Civilização Brasileira, da coletânea de trabalhos apresentados no seminário sobre o tema, promovido pelo IUPERJ (Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro). Esta coletânea organizada por Licia Valladares e Magda Prates Coelho traz uma reflexão sobre temas como a reforma do Estado e a restauração da autoridade, as relações entre Estado e sociedade civil, as relações entre democracia e desigualdade e a crescente demanda por um modelo de desenvolvimento em que prevaleçam os princípios da justiça social e da eqüidade e que garanta o fortalecimento das instituições democráticas. Elisa P. Reis, Lino Ferreira Netto, Luiz César de Queiroz Ribeiro, Marcus André B. C. de Melo, Paul Singer, Regina Sílvia Pacheco, Sílvio Caccia Bava, Sônia Rocha e Sulamis Dain mostram como associar governabilidade e democracia a uma política econômica capaz de garantir a retomada do desenvolvimento com aumento da inclusão social.
Palavras-chave: reforma do estado;  estado;  sociedade civil;  democracia;  desigualdade;  pobreza;  governabilidade;  inclusão social;  equidade;  justiça social
Observações/Notas: ISSN Eletrônico: 2357-8017
ISSN Impresso: 0034-9240
Publicado na seção Resenhas da RSP.
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/2080
Aparece nas coleções:Revista do Serviço Público: de 1991 a 2000
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1996 RSP ano.47 v.120 n.1 jan-abr p.181-184.pdf162.58 kBAdobe PDF Thumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens da Biblioteca Digital são de acesso aberto para uso não comercial, desde que citada a autoria e a fonte. Salvo quando outras restrições estiverem expressas no termo de uso.