Título: Avaliação educacional e políticas públicas: a experiência do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb)
Autor(es): Cotta, Tereza Cristina
Editor: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Revista do Serviço Público (RSP)
Endereço Eletrônico: http://seer.enap.gov.br/index.php/RSP/article/view/316/322
Idioma: Idioma::Português:portuguese:pt
País: País::BR:Brasil
Tipo: Artigo
Extensão/Indicação de Série: Número padronizado: v. 52, n. 4 (2001) Revista do Serviço Público - RSP, ano 52, n. 4, p. 89-111
Data: Out-2001
Detentor dos direitos autorais: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Termos de uso: Termo::Licença Padrão ENAP::É permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.enap.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários esses “termos de uso” e quem é o detentor dos direitos autorais, a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Proibido o uso comercial. Permitida a criação de obras derivadas, desde que respeitado o crédito ao autor original. Essa licença é compatível com a Licença Creative Commons (by-nc-sa).
Classificação Temática: Educação
Ensino Fundamental
Políticas Públicas e Sociais
Resumo: O objetivo do paper é investigar em que medida os dados de avaliação e, em particular, os dados coletados pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb), têm sido transformados em informações úteis para subsidiar decisões conducentes à melhoria da qualidade da educação brasileira. Buscando responder a esta indagação, este artigo analisa os fatores que, de acordo com a literatura especializada, determinam a utilização dos resultados da avaliação.
El objetivo del paper es investigar en qué medida los datos de evaluación y, en particular, los datos recolectados por el Sistema Nacional de Evaluación de la Educación Básica (Saeb), han sido transformados en informaciones útiles para subsidiar decisiones que conduzcan a la mejoría de la calidad de la educación brasileña. Buscando responder a esta indagación, este artículo analiza los factores que, de acuerdo con la literatura especializada, determinan la utilización de los resultados de la evaluación.
The objective of this paper is to investigate to what extent the evaluative data and, particularly, the data collected by the National System of Basic Education Evaluation have been used to inform decisions aiming to improve the quality of Brazilian education. Trying to answer this question, this paper analyses the factors that, according to the specialized literature, determine the utilization of the evaluation results in the decision making process.
Palavras-chave: educação;  qualidade da educação;  avaliação educacional;  políticas públicas;  Sistema Nacional de Avaliação de Educação Básica (Saeb)
Observações/Notas: ISSN eletrônico: 2357-8017
ISSN impresso: 0034-9240
Tereza Cristina Cotta é mestre em Ciência Política pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e membro da carreira de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGG).
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/2067
Aparece nas coleções:Revista do Serviço Público: de 2001 a 2010
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