Título: O dilema do controle e a falha sequencial nas reformas gerenciais
Autor(es): Rezende, Flávio da Cunha
Editor: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Endereço Eletrônico: http://seer.enap.gov.br/index.php/RSP/article/view/289/295
Idioma: Idioma::Português:portuguese:pt
País: País::BR:Brasil
Tipo: Artigo
Extensão/Indicação de Série: Número padronizado: v. 53, n. 3 (2002) Revista do Serviço Público - RSP, ano 53, n. 3, p. 53-77
Data: Jul-2002
Detentor dos direitos autorais: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Termos de uso: Termo::Licença Padrão ENAP::É permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.enap.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários esses “termos de uso” e quem é o detentor dos direitos autorais, a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Proibido o uso comercial. Permitida a criação de obras derivadas, desde que respeitado o crédito ao autor original. Essa licença é compatível com a Licença Creative Commons (by-nc-sa).
Classificação Temática: Administração Pública
Modernização. Reforma Administrativa
Resumo: As políticas de reforma administrativa são casos clássicos de políticas que falham seqüencialmente. Reformas são iniciadas; todavia, estas se defrontam com problemas de implementação e são usualmente abandonadas, modificadas ou terminadas. A experiência contemporânea de reformas administrativas nos diversos Estados nacionais representa um legado histórico de falhas seqüenciais. Este artigo discute o problema da falha seqüencial nas políticas de reforma administrativa, apresenta um amplo conjunto de explicações para tal fenômeno, e propõe uma explicação adicional ancorada na causalidade entre o dilema do controle e a falha seqüencial nas reformas. O artigo ainda discute como tal problema é nítido nas chamadas reformas gerenciais dos anos 90, as quais possuem uma contradição relativa à demanda por controle, a qual produz, em certos contextos, incentivos positivos para a falha seqüencial. A primeira seção descreve o fenômeno da falha seqüencial nas políticas de reforma administrativa. A segunda parte se volta para apresentar o amplo conjunto de explicações disponíveis na literatura sobre tal fenômeno, com atenção especial para seus mecanismos causais e principais argumentos. Na seção final, apresenta-se a explicação adicional proposta e a aplicação para o caso da reforma gerencial brasileira de 1995.
Las políticas de reforma administrativa son casos clásicos de políticas que fallan de forma secuencial. Son iniciadas reformas, sin embargo éstas enfrentan problemas de implementación, y son usualmente abandonadas, modificadas o terminadas. La experiencia contemporánea de reformas administrativas en los diversos Estados Nacionales representa un legado histórico de fallas secuenciales. Este artículo discute el problema de la falla secuencial en las políticas de reforma administrativa, presenta un amplio conjunto de explicaciones para dicho fenómeno y propone una explicación adicional apoyada en la causalidad entre el dilema del control y la falla secuencial en las reformas. El artículo discute también cómo dicho problema es nítido en las llamadas reformas administrativas de los años 90, las cuales poseen una contradicción relativa a la demanda por control, la cual produce, en determinados contextos, incentivos positivos para la falla secuencial. La primera sección describe el fenómeno de la falla secuencial en las políticas de reforma administrativa. La segunda parte se destina a presentar el amplio conjunto de explicaciones disponibles en la literatura sobre dicho fenómeno, con especial atención para sus mecanismos causales y sus principales argumentos. En la sección final se presenta la explicación adicional propuesta y la aplicación para el caso de la reforma administrativa brasileña de 1995.
Administrative reform policies are classical cases of policies leading to sequential failure. Reforms are begun but run into implementation problems and are usually abandoned, modified, or terminated. Contemporary administrative reforms in the different National States consist of a historical legacy of sequential failures. This article discusses the problem of sequential failure in administrative reform policies, provides a wide range of explanations for this phenomenon, and suggests an additional explanation based on the causality between the “control dilemma and the sequential failures in reforms.” The article further shows how RSP this problem is evident in managerial reforms of the 1990s, which contain a contradiction associated with the demand for control, which, in certain contexts, positively encourage sequential failure. The first section describes the sequential failure phenomenon in administrative reform policies. The second section sets forth a wide spectrum of explanations available in the literature on this matter, paying special attention to causal mechanisms and major arguments. The final section sets forth the additional explanation proposed and its application to the 1995 Brazilian managerial reform.
Palavras-chave: reforma administrativa;  controle;  falhas sequenciais;  problemas na reforma;  nova gestão pública
Objetivo: Discutir o problema da falha sequencial nas políticas de reforma administrativa, apresenta um amplo conjunto de explicações para tal fenômeno, e propõe uma explicação adicional ancorada na causalidade entre o dilema do controle e a falha sequencial nas reformas.
Público alvo: servidores públicos e sociedade brasileira
Observações/Notas: ISSN impresso: 0034-9240
ISSN eletrônico: 2357-8017
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/1948
Aparece nas coleções:Revista do Serviço Público: de 2001 a 2010
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2002 Vol.53,n.3 Rezende.pdf67.52 kBAdobe PDF Thumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens da Biblioteca Digital são de acesso aberto para uso não comercial, desde que citada a autoria e a fonte. Salvo quando outras restrições estiverem expressas no termo de uso.