Avaliando reformas da gestão pública: uma perspectiva internacional
Title: | Avaliando reformas da gestão pública: uma perspectiva internacional |
Authors: | Pollitt, Christopher Bouckaert, Geert |
Publisher: | Escola Nacional de Administração Pública (Enap) |
Endereço Eletrônico: | http://seer.enap.gov.br/index.php/RSP/article/view/287/293 |
Language: | Idioma::Português:portuguese:pt |
Country: | País::BR:Brasil |
metadata.dc.type: | Artigo |
metadata.dc.description.physical: | Número padronizado: v. 53, n. 3 (2002) Revista do Serviço Público - RSP, ano 53, n. 3, p. 7-31 |
Issue Date: | Jul-2002 |
metadata.dc.rights.holder: | Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) |
metadata.dc.rights.license: | Termo::Licença Padrão ENAP::É permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.enap.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários esses “termos de uso” e quem é o detentor dos direitos autorais, a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Proibido o uso comercial. Permitida a criação de obras derivadas, desde que respeitado o crédito ao autor original. Essa licença é compatível com a Licença Creative Commons (by-nc-sa). |
Classificação Temática: | Administração Pública Modernização. Reforma Administrativa |
Abstract: | Avaliar as reformas da gestão pública numa perspectiva internacional é um exercício
científico difícil e problemático. Cinco problemas parecem emergir: a unidade de análise para
uma comparação internacional é menos óbvia do que parece. Níveis de governo são diferentes
de setores e de instrumentos e processos específicos. A unidade de sentido é o segundo
problema, pois pode ser que uma agência não seja uma agência. A ausência e a qualidade dos
dados, além das séries temporais constituem outro conjunto de problemas. A multiplicidade
de critérios para se definir a reforma e a imponderabilidade da mudança são um outro problema
metodológico. Em todo caso, é possível desenhar um quadro rústico e classicar os esforços de
reforma em termos de quatro estratégias principais (4 Ms): manter, modernizar, “mercadificar”
e minimizar. Isto nos permite falar de “resultados” mesmo se há uma falta de reflexividade
num contexto de paradoxos. Evaluar las reformas de la gestión pública en una perspectiva internacional es un exercício científico difícil y problemático. Cinco problemas parecen emergir: la unidad de análisis para una comparación internacional es menos óbvia que parece. Niveles de gobierno son diferentes de sectores y de instrumentos y procesos específicos. La unidad de sentido es el segundo problema, pues que una agencia puede no ser exactamente una agencia. La ausencia y la calidad de los datos, además de las séries temporales constituyen otro conjunto de problemas. La multiplicidad de criterios para se definir la reforma, así como la elusión del cambio son un outro problema metodológico. De toda manera, es posible dibujar un cuadro rústico y classificar los esfuerzos de reforma en términos de cuatro estrategias principales (4 Ms): mantener, modernizar, “mercadizar” y minimizar. Eso nos permite hablar de “resultados” aunque falte reflexividad en un contexto de paradojas. Evaluar las reformas de la gestión pública en una perspectiva internacional es un exercício científico difícil y problemático. Cinco problemas parecen emergir: la unidad de análisis para una comparación internacional es menos óbvia que parece. Niveles de gobierno son diferentes de sectores y de instrumentos y procesos específicos. La unidad de sentido es el segundo problema, pues que una agencia puede no ser exactamente una agencia. La ausencia y la calidad de los datos, además de las séries temporales constituyen otro conjunto de problemas. La multiplicidad de criterios para se definir la reforma, así como la elusión del cambio son un outro problema metodológico. De toda manera, es posible dibujar un cuadro rústico y classificar los esfuerzos de reforma en términos de cuatro estrategias principales (4 Ms): mantener, modernizar, “mercadizar” y minimizar. Eso nos permite hablar de “resultados” aunque falte reflexividad en un contexto de paradojas. |
Keywords: | reforma administrativa; reforma da gestão pública; nova gestão pública; modernização do setor público; comparação internacional; modelos de reforma administrativa; setor público |
Target: | Avaliar as reformas da gestão pública numa perspectiva internacional. |
Target Audience: | servidores públicos e sociedade brasileira |
metadata.dc.description.additional: | ISSN impresso: 0034-9240 ISSN eletrônico: 2357-8017 |
URI: | http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/1918 |
Appears in Collections: | Revista do Serviço Público: de 2001 a 2010 |
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2002 Vol.53,n.3 Pollit e Bouckaert.pdf | 74.91 kB | Adobe PDF | View/Open |
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