Título: O sistema de exame para o serviço público e sua influência na civilização chinesa
Autor(es): Cressy, Paul F.
Editor: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Endereço Eletrônico: http://seer.enap.gov.br/index.php/RSP/article/view/124/119
Idioma: Idioma::Português:portuguese:pt
País: País::BR:Brasil
Tipo: Artigo
Extensão/Indicação de Série: Revista do Serviço Público - RSP, v. 64, n. 2, p. 273-275
Data: Abr-2013
Detentor dos direitos autorais: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Termos de uso: Termo::Licença Padrão ENAP::É permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.enap.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários esses “termos de uso” e quem é o detentor dos direitos autorais, a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Proibido o uso comercial. Permitida a criação de obras derivadas, desde que respeitado o crédito ao autor original. Essa licença é compatível com a Licença Creative Commons (by-nc-sa).
Classificação Temática: Administração Pública
Resumo: Os exames padrão estão na base do sistema de seleção para a entrada no serviço público brasileiro. Na China, esse modelo de seleção foi utilizado durante vários séculos, com alguns pequenos períodos de descontinuidade. Para muitos, a estabilidade do Estado chinês pode ser creditada, em parte, a esse sistema de “concurso público”. Um dos aspectos mais interessantes do exame era sua ênfase no conhecimento literário, literatura essa que tinha um conteúdo explicitamente didático e moral. Em alguns períodos, o conhecimento de poesia era um componente essencial da seleção. Esse modelo de seleção teria inspirado o Império Inglês a introduzir um processo de seleção baseado no conhecimento teórico. Nos dois casos, a experiência prática era adquirida durante o exercício profissional, como ocorre em muitas profissões até hoje e como sucede em todo sistema de seleção que adquire uma relativa estabilidade (caso da Diplomacia no Brasil, por exemplo).
Palavras-chave: administração pública;  seleção;  concurso público;  Estado chinês;  exame;  serviço público
Observações/Notas: ISSN eletrônico: 2357-8017
ISSN impresso: 0034-9240
RSP Revisitada:Texto originalmente publicado na RSP, vol. 1, nº 3, março de 1942
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/1834
Aparece nas coleções:Revista do Serviço Público: de 2011 a 2020
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
124-404-1-PB.pdf177.92 kBAdobe PDF Thumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens da Biblioteca Digital são de acesso aberto para uso não comercial, desde que citada a autoria e a fonte. Salvo quando outras restrições estiverem expressas no termo de uso.