Título: A revolução da informática chega à administração
Autor(es): Jobim Filho, Paulo
Editor: Escola nacional de administração pública (Enap)
Revista do Serviço Público (RSP)
Endereço Eletrônico: http://seer.enap.gov.br/index.php/RSP/article/view/136/136
Idioma: Idioma::Português:portuguese:pt
País: País::BR:Brasil
Tipo: Artigo
Extensão/Indicação de Série: Revista do Serviço Público - RSP, v. 64, n. 4, p. 513-519
Data: Out-2013
Detentor dos direitos autorais: Escola nacional de administração pública (Enap)
Termos de uso: Termo::Licença Padrão ENAP::É permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.enap.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários esses “termos de uso” e quem é o detentor dos direitos autorais, a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Proibido o uso comercial. Permitida a criação de obras derivadas, desde que respeitado o crédito ao autor original. Essa licença é compatível com a Licença Creative Commons (by-nc-sa).
Classificação Temática: Acesso à Informação
Administração Pública
Tecnologia da Informação. Informática
Resumo: As inovações tecnológicas e a crescente demanda dos cidadãos por informações acerca da atuação do Estado vêm convergindo na consolidação de instituições garantidoras da transparência governamental. Esse diagnóstico é um desdobramento recente da introdução da informática e de outras tecnologias de informação no funcionamento da administração pública no Brasil. Os desafios de implantação e possibilidades iniciais dessas tecnologias são abordados pelo economista Paulo Jobim Filho, no texto A revolução da informática chega à administração, de 1985. Nesse sentido, a informática e suas constantes transformações vêm desempenhando um importante papel na mudança de postura dos agentes públicos quanto ao fornecimento de informações ao público interessado. Antes restrita ao âmbito técnico-operacional, a informática, hoje, faz parte do cotidiano da administração pública brasileira e das interações entre Estado e sociedade civil. Apesar dos nítidos avanços, o tema das tecnologias de informação representa um desafio constante para a administração pública, especialmente no tocante à formação de servidores capacitados para atender às exigências de uma sociedade democrática cada vez mais informatizada, o que torna muito atual a “estratégia apoiada na educação”, desenvolvida pelo artigo revisitado.
Palavras-chave: informática;  tecnologias da informação;  administração pública;  educação
Observações/Notas: ISSN eletrônico: 2357-8017
ISSN impresso: 0034-9240
RSP Revisitada: Texto originalmente publicado na RSP, vol. 113, nº 1, março de 1985.
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/1789
Aparece nas coleções:Revista do Serviço Público: de 2011 a 2020
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
136-454-1-PB.pdf210.22 kBAdobe PDF Thumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens da Biblioteca Digital são de acesso aberto para uso não comercial, desde que citada a autoria e a fonte. Salvo quando outras restrições estiverem expressas no termo de uso.