Título: Análise da relação principal-agente nos regimes próprios de Previdência Social: o caso do Agros
Autor(es): Costa, Caio César de Medeiros
Macabeu, Alan Antunes Vieira
Ferreira, Marco Aurélio Marques
Editor: Escola nacional de administração pública (Enap)
Endereço Eletrônico: http://seer.enap.gov.br/index.php/RSP/article/view/110/106
Idioma: Idioma::Português:portuguese:pt
País: País::BR:Brasil
Tipo: Artigo
Extensão/Indicação de Série: Revista do Serviço Público - RSP, v. 63, n. 4, p. 519-539
Data: Out-2012
Detentor dos direitos autorais: Escola nacional de administração pública (Enap)
Termos de uso: Termo::Licença Padrão ENAP::É permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.enap.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários esses “termos de uso” e quem é o detentor dos direitos autorais, a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Proibido o uso comercial. Permitida a criação de obras derivadas, desde que respeitado o crédito ao autor original. Essa licença é compatível com a Licença Creative Commons (by-nc-sa).
Classificação Temática: Accountability. Prestação de contas
Transparência Governamental
Resumo: Este estudo objetivou verificar, sob a ótica dos participantes, os níveis de transparência de gestão administrativa do Instituto Universidade Federal de Viçosa (UFV) de Seguridade Social (Agros) e a confiança nele, além de verificar a relação entre os níveis de transparência e a confiança dos participantes no instituto. Foram coletados dados primários junto aos participantes do Agros, e analisados por meio da análise de frequência e de correlação. Os resultados apontaram que a confiança depende, entre outros aspectos, da formação acadêmica, da frequência no recebimento de informações e da idade dos participantes. Outras variáveis analisadas não se relacionaram de forma significativa. Por meio das análises, torna-se factível afirmar que as variáveis que se relacionam com a confiança, com exceção da frequência no recebimento de informações, são variáveis com as quais o instituto tem pouca influência, limitando o seu poder de ação a curto prazo para modificar questões relacionadas a esse fenômeno. Assim, entre as possíveis ações avaliadas por este estudo, pode-se afirmar que o Agros deve ter um contato constante com os participantes, dando-lhes ciência de suas realizações, buscando um contato frequente e duradouro.
Hemos examinado desde la perspectiva de los participantes, los niveles de transparencia en la gestión del Instituto UFV de seguridad social (Agros) y la confianza en el mismo, además de identificar las relaciones entre los niveles de transparencia y la confianza de los participantes en el instituto. Los datos primarios se obtuvieron junto a los participantes del Agros, y se analizaron por medio del análisis de frecuencia y correlación. Los resultados mostraron que la confianza depende, entre otros aspectos, de la formación académica, la frecuencia de recepción de la información y la edad de los participantes. Otras variables no se correlacionaron de manera significativa. Mediante el análisis, se vuelve factible decir que las variables que se relacionan con la confianza, con la excepción de la frecuencia en la recepción de información, son variables con las cuales el instituto tiene poca influencia, lo que limita su poder de acción para modificar las cuestiones del fenómeno a corto plazo. Así, entre las acciones posibles evaluadas en este estudio, se puede afirmar que el Agros debe mantener contacto con los participantes, informándoles sus logros, siempre en búsqueda de un contacto permanente y frecuente.
This paper aims to verify the levels of transparency in the administration of Agros (Social Security Institute of the Federal University of Viçosa) and the confidence in the Institute by the perspective of the participants. We collected data from a set of participants of the Agros Social Secutiry System. The results showed that confidence depends on the level of schooling, the frequency of receiving information and age of the participants. Excepted for frequency in receiving information, variables related to trust are those ones which the Institute has little influence. The Institute should keep in touch with the participants, informing them of its accomplishments.
Palavras-chave: accountability;  confiança;  previdência social;  seguridad social;  confianza;  social security;  trust
Observações/Notas: ISSN eletrônico: 2357-8017 ISSN impresso: 0034-9240
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/1787
Aparece nas coleções:Revista do Serviço Público: de 2011 a 2020
Arquivos associados a este item:


Os itens da Biblioteca Digital são de acesso aberto para uso não comercial, desde que citada a autoria e a fonte. Salvo quando outras restrições estiverem expressas no termo de uso.