Título: Centros de Serviços Compartilhados: da experiência britânica às perspectivas de inovação na gestão pública brasileira
Autor(es): Ferreira, Cicero
Bresciani, Luíz Paulo
Mazzali, Leonel
Editor: Escola Nacional de Administração Pública (ENAP)
Revista do Serviço Público (RSP)
Endereço Eletrônico: http://seer.enap.gov.br/index.php/RSP/article/view/57/53
Idioma: Idioma::Português:portuguese:pt
País: País::BR:Brasil
Tipo: Artigo
Extensão/Indicação de Série: Revista do Serviço Público - RSP, v. 61, n. 4, p. 387-403
Data: Out-2010
Detentor dos direitos autorais: Escola Nacional de Administração Pública (ENAP)
Termos de uso: Termo::Licença Padrão ENAP::É permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.enap.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários esses “termos de uso” e quem é o detentor dos direitos autorais, a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Proibido o uso comercial. Permitida a criação de obras derivadas, desde que respeitado o crédito ao autor original. Essa licença é compatível com a Licença Creative Commons (by-nc-sa).
Classificação Temática: Administração Pública
Resumo: O presente artigo toma como ponto de partida a revisão do estado da arte sobre os centros de serviços compartilhados (CSC). Arranjos de serviços compartilhados estão ganhando importância na gestão pública como meio para reduzir despesas e elevar a qualidade dos serviços. Os objetivos da pesquisa foram investigar as determinantes do surgimento dos CSC na gestão pública, os principais problemas em sua implantação e as tendências futuras dos CSC. Além da publicação científica e técnica sobre o tema, a metodologia se assenta no estudo da experiência britânica de compartilhamento de serviços entre diferentes esferas de governo. Uma das conclusões relevantes da pesquisa é que o Brasil, embora tenha poucas experiências de serviços compartilhados na administração pública, poderá obter significativos benefícios financeiros e na qualidade dos serviços públicos.
Este artículo toma como punto de partida la revisión del estado del arte acerca de los centros de servicios compartidos (CSC). Los servicios compartidos están ganando importancia en la administración pública como un medio para reducir costes y elevar el nivel de servicio. Los objetivos de la investigación fueron de investigar los factores determinantes de la aparición de CSC en la administración pública, los principales problemas en su aplicación, y las tendencias futuras de los CSC. Además de las publicaciones científicas y técnicas sobre el tema, la metodologia examina en profundidad el caso británico de servicios compartidos entre los diferentes niveles de gobierno. Una de las conclusiones de la investigación es que CSC puede aportar importantes beneficios cualitativos y cuantitativos para el servicio público de Brasil.
This article takes as its starting point the shared services centers (SSC) state of the art review. Shared services centers are gaining importance in public administration in order to reduce costs and to raise the services quality. The research objectives were investigate the determinants of occurrence of SSC in public administration, the main problems in their implementation and the future trends for SSC. Besides the scientific and technical publication on the subject, the methodology examines the British case of services sharing among different spheres of public administration. It is concluded that Brazil, although has few shared services experiences in the government sector, can get significant financial benefits and increasing services quality with the use of SSC in the public sector.
Palavras-chave: centros de serviços compartilhados;  operações de serviços;  consórcios públicos;  centros de servicios compartidos;  nuevo servicio público;  consorcios públicos;  shared service centers;  service operations;  new public service
Público alvo: Servidor Público
Sociedade Brasileira
Observações/Notas: ISSN eletrônico: 2357-8017
ISSN impresso: 0034-9240
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/1669
Aparece nas coleções:Revista do Serviço Público: de 2001 a 2010


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