Sistema Único de Saúde: a busca do entendimento de seus princípios e sistemas de valores para profissionais do serviço público
Title: | Sistema Único de Saúde: a busca do entendimento de seus princípios e sistemas de valores para profissionais do serviço público |
Authors: | Alonso, Luiza Beth Nunes Castilho, Suely Braga Hedler, Helga Cristina |
Publisher: | Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) Revista do Serviço Público (RSP) |
Endereço Eletrônico: | http://seer.enap.gov.br/index.php/RSP/article/view/56/52 |
Language: | Idioma::Português:portuguese:pt |
Country: | País::BR:Brasil |
metadata.dc.type: | Artigo |
metadata.dc.description.physical: | Revista do Serviço Público - RSP, v. 61, n. 4, p. 371-386 |
Issue Date: | Oct-2010 |
metadata.dc.rights.holder: | Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) |
metadata.dc.rights.license: | Termo::Licença Padrão ENAP::É permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.enap.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários esses “termos de uso” e quem é o detentor dos direitos autorais, a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Proibido o uso comercial. Permitida a criação de obras derivadas, desde que respeitado o crédito ao autor original. Essa licença é compatível com a Licença Creative Commons (by-nc-sa). |
Classificação Temática: | Administração Pública |
Abstract: | No período de 2004 a 2008, o Ministério da Saúde, conveniado com instituições de ensino superior, ofereceu aos servidores dos núcleos estaduais da saúde um curso de especialização sobre Planejamento Estratégico e Políticas Públicas com o objetivo de informar, esclarecer e discutir o Sistema Único de Saúde (SUS). A pesquisa discute esse programa educacional enquanto estratégia de mudança de cultura organizacional no Sistema Único de Saúde. Dois dos principais focos do programa educacional foram a compreensão dos pressupostos filosóficos do SUS pelos funcionários do Ministério da Saúde e a transformação do conhecimento tácito dos servidores em conhecimento sistematizado via elaboração de monografias, na perspectiva da incorporação de uma nova visão sobre o SUS. Foi utilizada abordagem metodológica quali-quantitativa, com uso de questionários, entrevistas e grupos focais com os 636 respondentes que participaram do curso. A análise dos resultados considerou a avaliação que os servidores/alunos faziam do curso, suas expectativas, suas necessidades de reconhecimento do trabalho e de satisfação pessoal, e a monografia realizada. Os resultados indicam a ocorrência de aprendizagem e sensibilização para as mudanças; no entanto, no nível individual fatores organizacionais como a participação, comunicação, reconhecimento de competências e práticas de Recursos Humanos foram mencionados como entraves para o aprendizado e modificação da cultura organizacional. Conclui-se que os processos de aprendizagem desenvolvidos pela organização devem ser processos continuados e não estratégias de ação pontuais. En el período 2004 a 2008, el Ministerio de Salud, en virtud de acuerdos con las instituciones de educación superior, ha ofertado a los trabajadores de los centros de salud del Estado un curso de especialización en Planificación Estratégica y Políticas Públicas con el objetivo de informar, aclarar y discutir el Sistema Único de Salud (SUS). Esta investigación analiza este programa educativo como una estrategia de cambiar la cultura organizacional en el Sistema Único de Salud. Dos de los principales focos del programa educativo tuvo como objetivo comprender los supuestos filosóficos del SUS por funcionarios del Ministerio de Salud y la transformación de los conocimientos tácitos de los servidores en un conocimiento sistematizado, lo que ha sido hecho a través de la elaboración de monografías con el fin de incorporar una nueva visión para el SUS. Se utilizó el enfoque metodológico cualitativo y cuantitativo, mediante cuestionarios, entrevistas y grupos focales con 636 participantes que asistieron al curso. El análisis consideró las críticas e sugerencias de los servidores en la condición de estudiantes acerca del curso, sus expectativas, su necesidad de reconocimiento del trabajo y la satisfacción personal, y la realización de la monografía. Los resultados indican la ocurrencia del aprendizaje y el conocimiento de los cambios. Todavía, los factores de organización a nivel individual que inciden en la participación, la comunicación, y en el reconocimiento de habilidades y prácticas del Recursos Humanos fueron citados como barreras para el aprendizaje y para el cambio en la cultura organizacional. Se concluye que los procesos de aprendizaje desarrollados por la organización deben ser procesos de continuidad y no limitarse a estrategias de acción específicas. In the period of 2004 the 2008, the Brazilian Health Department, in accordance with Institutions of Higher Education, offered to public servers at the State Health Centers a course of specialization on Strategy Planning and Public Politics with the objective to inform, to clarify, to discuss and to understand the Unique Health System (SUS). This research discusses this educational program while as a strategy for culture organization change in the scope of the SUS. Two of the main focus of the educational program had been the understanding of the philosophical assumptions of the SUS by the employees of the Health Department, and the transformation of the tacit knowledge produced by servers along the years in systemized knowledge systemize. This second point was performed through the elaboration of monographs taking in consideration new perspectives about the SUS, and its critical and innovative implementation in their daily routines. Qualitative and quantitative methodology had been applied with the use of questionnaires, focal groups and interviews with the 636 respondents who had participated in the course. The analysis of the results considered the evaluation that the servers, as students, did of the course, its expectations, its necessities of work recognition and personal satisfaction, and the monograph carried on. The results indicate the occurrence of learning and sensitization for changes, however, in the individual level organizational factors such as participation, communication, recognition of practical abilities, and practices of the Human Resources had been mentioned as impediments for the learning and modification of the organizational culture. One concludes that the processes of learning developed by the organization must be a continued process and not only occasional singular action strategies. |
Keywords: | mudança organizacional; educação no trabalho; cultura organizacional; Sistema Único de Saúde (SUS); cambio organizacional; educación en el trabajo; Sistema Único de Salud (SUS); organizational change; education in the work; organizational culture; Unique Health System (SUS) |
Target Audience: | Servidor Público Sociedade Brasileira |
metadata.dc.description.additional: | ISSN eletrônico: 2357-8017 ISSN impresso: 0034-9240 |
URI: | http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/1607 |
Appears in Collections: | Revista do Serviço Público: de 2001 a 2010 |
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