Título: O aperfeiçoamento dos servidores do Estado
Autor(es): Magalhães, Celso de
Editor: Escola Nacional de Administração Pública (ENAP)
Revista do Serviço Público (RSP)
Endereço Eletrônico: http://seer.enap.gov.br/index.php/RSP/article/view/83/80
Idioma: Idioma::Português:portuguese:pt
País: País::BR:Brasil
Tipo: Artigo
Extensão/Indicação de Série: Revista do Serviço Público - RSP, v. 62, n. 4, p. 467-471
Data: Out-2011
Detentor dos direitos autorais: Escola Nacional de Administração Pública (ENAP)
Termos de uso: Termo::Licença Padrão ENAP::É permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.enap.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários esses “termos de uso” e quem é o detentor dos direitos autorais, a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Proibido o uso comercial. Permitida a criação de obras derivadas, desde que respeitado o crédito ao autor original. Essa licença é compatível com a Licença Creative Commons (by-nc-sa).
Classificação Temática: Administração Pública
Capacitação Profissional
Resumo: A preocupação com a qualificação do servidor público não é um tema recente. A primeira experiência de profissionalização do serviço público remonta à criação do Departamento Administrativo do Serviço Público (Dasp), em 1938. A existência do órgão permitiu que fosse iniciada reflexão sobre a burocracia de Estado: seu dimensionamento e necessidade de formação e capacitação, entre outras questões. O texto a seguir foi produzido por um dos quadros técnicos do Dasp, em 1942 – há cerca de 70 anos. Naquele período já existia preocupação com o aperfeiçoamento constante do servidor. O autor argumenta não somente em favor desse aprendizado constante, mas também pela necessidade de um bom curso de formação inicial para as carreiras, o que – segundo ele – não era comum naquela época. Conforme o autor, “de nada adianta ensinar processos novos a quem ainda não conhece os métodos velhos”. Alguém discordaria? Entretanto, a busca pela novidade, pelo guru da moda (aquele que tem a resposta para os problemas) é uma constante no cenário dos dirigentes. Não seria isso resultado de um problema de formação de base? Afinal, a administração tem alguns conjuntos de técnicas que fazem dela uma ciência. Será que nossos gestores as conhecem de verdade? E se as conhecem, sabem aplicá-las? Entre o conhecimento teórico e prático existe uma grande distância. Diante de um problema grave que persiste há bastante tempo numa instituição e que requer esforço de aprendizado por parte do gestor – para apreender, processar e propor uma solução –, muitas vezes se escolhe um atalho: a solução miraculosa que maquia, mas não resolve. Mas essa já é outra história.
Palavras-chave: qualificação;  servidor público;  administração pública
Público alvo: Servidor Público
Sociedade Brasileira
Observações/Notas: ISSN eletrônico: 2357-8017
ISSN impresso: 0034-9240
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/1606
Aparece nas coleções:Revista do Serviço Público: de 2011 a 2020
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