Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/1595
Título: Desempenho organizacional e arranjo federativo: o slack da Sudene e o colapso na gestão da política de planejamento regional
Autor(es): Fitipaldi, Ítalo
Resumo: Este artigo procura explicar as razões do colapso na gestão do sistema de planejamento regional no Brasil, debruçando-se sobre a extinção da Sudene no final da década de 1990, como estudo de caso. Para tanto, utiliza-se o modelo de saída, voz e lealdade de Hirschman, para destacar o funcionamento dos mecanismos promotores do slack organizacional nessa agência de governo, e sua subsequente extinção. Assim, sustenta-se o argumento de que a implementação de modelo federativo fortemente descentralizado, a partir da Constituição de 1988, produziu disfunções operacionais em uma organização dotada de estrutura decisória colegiada, deslegitimando-a, e conduzindo-a à extinção.
Este artículo trata de explicar las razones del colapso del sistema de gestión de la planificación regional en Brasil, y se centrará en la extinción de Sudene a finales de 1990 como estudio de caso. Por lo tanto, usamos el modelo de salida, voz y lealtad en Hirschman, para poner de relieve los mecanismos promotores de la slack de organización en la agencia de gobierno, y su posterior extinción. Por lo tanto, mantiene el argumento de que la aplicación de un modelo federal muy descentralizado, desde la Constitución de 1988, produjo disfunciones operativas en una organización dotada de estructura de decisión colegiadam, lo que la hizo ilegítima y la condujo a la extinción.
This article attempts to explain the reasons for the collapse of the management of the regional planning system in Brazil, taking the extinction of Sudene the end of the 1990s, as a case study. For this purpose Hirschman's exit, voice and loyalty model is used to highlight the functioning of the mechanisms which promote organizational slack in that agency of government, (contributing to) its subsequent extinction. Thus, it is argued the Constitution of 1988, produced operational dysfuctions in an organization with a collegiate decision taking structure, producing illegitimacy and leading to its extinction.
Palavras-chave: performance organizacional;  dilema federativo;  legitimidade organizacional;  desempeño de la organización;  dilema federal;  legitimidad de la organización;  public policy;  organizational performance;  federative dilemma;  organizational legitimacy;  políticas públicas
Público alvo: Servidor Público
Sociedade Brasileira
Data: Out-2009
Descrição física: Revista do Serviço Público - RSP, v. 60, n. 4, p. 383-399
Observações/Notas: ISSN eletrônico: 2357-8017
ISSN impresso: 0034-9240
Tipo: Artigo
Detentor dos direitos autorais: Escola Nacional de Administração Pública (ENAP)
Termos de uso: Termo::Licença Padrão ENAP::É permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.enap.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários esses “termos de uso” e quem é o detentor dos direitos autorais, a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Proibido o uso comercial. Permitida a criação de obras derivadas, desde que respeitado o crédito ao autor original. Essa licença é compatível com a Licença Creative Commons (by-nc-sa).
URI: http://repositorio.enap.gov.br/1/1595
Aparece nas coleções:Revista do Serviço Público: de 2001 a 2010