Title: Como anda a comunicação pública?
Authors: Zémor, Pierre
Publisher: Escola Nacional de Administração Pública (ENAP)
Revista do Serviço Público (RSP)
Endereço Eletrônico: http://seer.enap.gov.br/index.php/RSP/article/view/21/18
Language: Idioma::Português:portuguese:pt
Country: País::BR:Brasil
metadata.dc.type: Artigo
metadata.dc.description.physical: Revista do Serviço Público - RSP, v. 60, n. 2, p. 189-195
Issue Date: Apr-2009
metadata.dc.rights.holder: Escola Nacional de Administração Pública (ENAP)
metadata.dc.rights.license: Termo::Licença Padrão ENAP::É permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.enap.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários esses “termos de uso” e quem é o detentor dos direitos autorais, a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Proibido o uso comercial. Permitida a criação de obras derivadas, desde que respeitado o crédito ao autor original. Essa licença é compatível com a Licença Creative Commons (by-nc-sa).
Classificação Temática: Comunicação Pública
Abstract: A necessidade de descentralização e de transparência dos procedimentos e decisões governamentais e dos pactos de interesse coletivo levou, na França, ao desenvolvimento da comunicação pública, a partir de 1989. Esse tipo de comunicação deve ultrapassar os objetivos restritos do marketing de vendas das empresas privadas, no qual se inspira para ser a fonte de informação segura para o cidadão. No entanto, esse é um desafio cotidiano, pois a comunicação pública não pode ser confundida com a autopromoção do político. Para isso, é fundamental desenvolver habilidades de comunicação para os servidores públicos de modo que suas orientações para o cidadão sejam claras, acuradas, éticas e justas.
La necesidad de descentralización y de transparencia de los procedimientos y decisiones gubernamentales y de los pactos de interés colectivos llevó, en Francia, al desarrollo de la comunicación pública desde 1989. Este tipo de comunicación debe superar los objetivos restrictos del marketing de ventas de las empresas privadas, en el que se inspira para ser la fuente de información pública segura para el ciudadano. Sin embargo, éste es un reto cotidiano, pues la comunicación pública no puede estar confundida con la autopromoción del político. Por eso, es fundamental desarrollar habilidades de comunicación para los funcionários públicos a fin de que sus orientaciones para el ciudadano sean claras, cuidadas, éticas y justas
The need to decentralize and impinge transparency in governmental procedures and decisions, as well as in pacts of collective interest, has caused, in France, the development of public communication, from 1989 onwards. This kind of communication must go beyond restrictive goals of marketing in private enterprises, from which public communication gets inspiration to become the source of safe information to citizens. However, this is a daily challenge, since public communication cannot be taken by political self promotion. Therefore, it is fundamental to develop communication abilities to public servants so that citizen orientation is clear, precise, ethic and fair.
Keywords: comunicação pública;  França;  comunidades locais;  cidadão;  comunicación pública;  Francia;  comunidades locales;  ciudadano;  public communication;  France;  local communities;  citizens
Target Audience: Servidor Público
Sociedade Brasileira
metadata.dc.description.additional: ISSN eletrônico: 2357-8017
ISSN impresso: 0034-9240
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/1594
Appears in Collections:Revista do Serviço Público: de 2001 a 2010
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