Suporte de identificação e enfrentamento de situações-problema (Siesp)
Título: | Suporte de identificação e enfrentamento de situações-problema (Siesp) |
Autor(es): | Bruno, Pedro Paulo Costallat |
Editor: | Revista do Serviço Público (RSP) Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) |
Endereço Eletrônico: | http://seer.enap.gov.br/index.php/RSP/article/view/138/143 |
Idioma: | Idioma::Português:portuguese:pt |
País: | País::BR:Brasil |
Tipo: | Artigo |
Extensão/Indicação de Série: | Revista do Serviço Público - RSP, v. 59, n. 1, p. 23-42 |
Data: | Jan-2008 |
Detentor dos direitos autorais: | Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) |
Termos de uso: | Termo::Licença Padrão ENAP::É permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.enap.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários esses “termos de uso” e quem é o detentor dos direitos autorais, a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Proibido o uso comercial. Permitida a criação de obras derivadas, desde que respeitado o crédito ao autor original. Essa licença é compatível com a Licença Creative Commons (by-nc-sa). |
Classificação Temática: | Administração Pública |
Resumo: | Desenvolve e aplica o Suporte de Identificação e Enfrentamento de Situações Problema (Siesp).
Sob o ponto de vista descritivo, esse recurso busca ampliar e explicitar informações sobre situações problema existentes nas organizações, mas que não são facilmente percebidas. Sob o ponto de vista
prescritivo, esse Suporte baseado na Metodologia de Sistemas Flexíveis (MSF) busca ampliar e explicitar
conhecimentos a serem aproveitados para converter decisões bem informadas em ações oportunas de
confronto da situação antes enquadrada como problemática, porque ela causa ou tem potencial para
causar consequências indesejáveis. O contexto focalizado é o sistema de informação da Agência Nacional
de Energia Elétrica (ANEEL). O resultado desse trabalho é relatado neste artigo. Novos trabalhos
poderão ser realizados com o propósito de aplicar o SIESP em outras realidades organizacionais, com
vistas a consolidá-lo como recurso útil destinado a ampliar, explicitar e aproveitar conhecimentos. Desarrolla y aplica el Soporte de Identificación y Afrontamiento de Situaciones Problema. Desde el punto de vista descriptivo, ese recurso intenta ampliar y explicitar informaciones respecto a situaciones problema que existen en las organizaciones pero que no son muy fácilmente percibidas. Desde el punto de vista prescriptivo, ese Soporte basado en la Metodología de Sistemas Flexibles (MSF) intenta ampliar y explicitar conocimientos que van a ser aprovechados para convertir decisiones bien informadas en acciones oportunas de confrontación de la situación antes considerada problemática, porque causa o tiene potencial para causar consecuencias indeseables. El contexto focalizado es el sistema de información de la Agencia Nacional de Energía Eléctrica. El resultado de ese trabajo es relatado en este artículo. Otros trabajos podrán ser realizados con el propósito de aplicar el Soporte em otras realidades organizacionales, con el objetivo de consolidarlo como recurso útil destinado a ampliar, explicitar y aprovechar conocimientos. Develops and applies the Support of Identification and Confrontation of Problem-Situations. Under the descriptive point of view, this resource intends to amplify and explicit information about problematic situations that exist in organizations, but that are not perceived easily. Under the prescriptive point of view, this support based on Soft System Methodology (SSM) amplifies and explicits a knowledge used to convert informed decisions into opportune actions to confront those situations squared before as problematic because they cause or have potential to cause undesirable consequences. The specific context in focus is the information system of National Electric Energy Agency. The result of this work is reported in this article. Other works can be done with the purpose to apply this Support in other organizational realities in order to consolidate it as a valuable resource to amplify, explicit and exploit knowledge. |
Palavras-chave: | conhecimento; decisão; situação-problema; identificação; informação; MSF |
Público alvo: | Servidores públicos Especialistas e interessados em políticas públicas e gestão governamental |
Observações/Notas: | ISSN Impresso: 0034-9240 ISSN Eletrônico: 2357-8017 |
URI: | http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/1541 |
Aparece nas coleções: | Revista do Serviço Público: de 2001 a 2010 |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2008 Vol.59,n.1 Costalat.pdf | 1.6 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens da Biblioteca Digital são de acesso aberto para uso não comercial, desde que citada a autoria e a fonte. Salvo quando outras restrições estiverem expressas no termo de uso.