Título: O Brasil e a revolução educacional
Autor(es): Soifer, Jack
Editor: Revista do Serviço Público (RSP)
Escola Nacional de Administração Pública (ENAP)
Endereço Eletrônico: http://seer.enap.gov.br/index.php/RSP/article/view/180/185
Idioma: Idioma::Português:portuguese:pt
País: País::BR:Brasil
Tipo: Artigo
Extensão/Indicação de Série: Revista do Serviço Público - RSP, v. 58, n. 3, p. 381-386
Data: Jul-2007
Detentor dos direitos autorais: Escola Nacional de Administração Pública (ENAP)
Termos de uso: Termo::Licença Padrão ENAP::É permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.enap.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários esses “termos de uso” e quem é o detentor dos direitos autorais, a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Proibido o uso comercial. Permitida a criação de obras derivadas, desde que respeitado o crédito ao autor original. Essa licença é compatível com a Licença Creative Commons (by-nc-sa).
Classificação Temática: Educação
Resumo: Há quatro problemas básicos na educação brasileira: quantidade, qualidade, tempo e infraestrutura rural. O Brasil deverá atender a 20 milhões de crianças e jovens em 1975. Isto custará ao país quase 2 bilhões de dólares anualmente, sendo a metade destinada aos salários dos professores primários e secundários. Além do sistema escolar deveremos investir em educação suplementar, auxiliando adultos que hoje sentem necessidade de saber mais. São prioritários a alfabetização funcional, a recuperação do ensino primário e, principalmente, o treinamento profissional básico, condição essencial à introdução de tecnologia contemporânea nos setores primário (agropecuária, pesca, etc), e terciário (comércio, transporte, serviços, etc), da economia, onde ainda geralmente prevalecem técnicas antiquadas. Além do problema quantitativo, existe o qualitativo talvez ainda mais difícil. Quarenta e dois por cento dos professores primários não são diplomados;
Palavras-chave: educação;  investimento;  professor;  educação suplementar
Público alvo: Servidores públicos
Especialistas e interessados em políticas públicas e gestão governamental
Observações/Notas: ISSN Impresso: 0034-9240
ISSN Eletrônico: 2357-8017
RSP Revisitada: texto originalmente publicado na RSP de jan/abr de 1971 (v.106, n.1)
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/1459
Aparece nas coleções:Revista do Serviço Público: de 2001 a 2010
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2007 Vol.58,n.3 Soifer.pdf124.84 kBAdobe PDF Thumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens da Biblioteca Digital são de acesso aberto para uso não comercial, desde que citada a autoria e a fonte. Salvo quando outras restrições estiverem expressas no termo de uso.