Título: Modelos de gestão por competências na Europa
Autor(es): Hondeghem, Annie
Horton, Sylvia
Scheepers, Sarah
Editor: Escola Nacional de Administração Pública (ENAP)
Revista do Serviço Público (RSP)
Endereço Eletrônico: http://seer.enap.gov.br/index.php/RSP/article/view/198/203
Idioma: Idioma::Português:portuguese:pt
País: País::BR:Brasil
Tipo: Artigo
Extensão/Indicação de Série: Revista do Serviço Público - RSP, v. 57, n. 2, p. 241-258
Data: Abr-2006
Detentor dos direitos autorais: Escola Nacional de Administração Pública (ENAP)
Termos de uso: Termo::Licença Padrão ENAP::É permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.enap.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários esses “termos de uso” e quem é o detentor dos direitos autorais, a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Proibido o uso comercial. Permitida a criação de obras derivadas, desde que respeitado o crédito ao autor original. Essa licença é compatível com a Licença Creative Commons (by-nc-sa).
Classificação Temática: Gestão de Pessoas
Resumo: A noção de gestão por competências é muito propagada nos estudos sobre a gestão dos recursos humanos. Certos pesquisadores evocam até uma transferência do modelo de organização fundado na noção de função, para outro, baseado na noção de competência (LAWLER, 1994). De um ponto de vista histórico, a idéia de considerar-se a competência foi desenvolvida inicialmente – como a maior parte das inovações nos recursos humanos – no setor privado, onde a gestão por competências tinha por objetivo principal assegurar melhor competitividade no meio concorrencial. Do ponto de vista semântico, as palavras competição e competência são similares. No setor público, a concorrência é menos explícita, mas não menos presente: ela acontece pelo recrutamento, pela retenção de talentos, pelo acesso aos recursos, pelo fechamento de contratos no mercado ou, ainda, pela busca de resultados. É nesse contexto que se explica, em parte, a atração das instituições públicas pela gestão por competências.
Palavras-chave: gestão por competências;  gestão de recursos humanos;  competência;  competitividade;  Europa
Público alvo: Servidores públicos
Especialistas e interessados em políticas públicas e gestão governamental
Observações/Notas: ISSN Impresso: 0034-9240
ISSN Eletrônico: 2357-8017
Texto originalmente publicado na Revue Française d’Administration Publique, n. 116/2005, com o título Modèles de gestion des compétences en Europe. Tradução de Sarah Sant’ana e revisão de Claudia Asazu.
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/1435
Aparece nas coleções:Revista do Serviço Público: de 2001 a 2010
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