Título: Modernizando o emprego público
Autor(es): Organização de Cooperação e de Desenvolvimento Econômico (OCDE)
Editor: Escola Nacional de Administração Pública (ENAP)
Revista do Serviço Público (RSP)
Endereço Eletrônico: http://seer.enap.gov.br/index.php/RSP/article/view/239/244
Idioma: Idioma::Português:portuguese:pt
País: País::BR:Brasil
Tipo: Artigo
Extensão/Indicação de Série: Revista do Serviço Público - RSP, v. 56, n. 4, p. 419-428
Data: Out-2005
Detentor dos direitos autorais: Escola Nacional de Administração Pública (ENAP)
Termos de uso: Termo::Licença Padrão ENAP::É permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.enap.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários esses “termos de uso” e quem é o detentor dos direitos autorais, a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Proibido o uso comercial. Permitida a criação de obras derivadas, desde que respeitado o crédito ao autor original. Essa licença é compatível com a Licença Creative Commons (by-nc-sa).
Classificação Temática: Administração Pública
Resumo: Os países da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) têm algo em comum quando se fala das particularidades de governo: um consistente núcleo de serviço público, ou seja, uma burocracia controlada centralmente, formada por pessoas que trabalham para os negócios de governo em ministérios, órgãos e agências com estruturas e sistemas próprios. Estabilidade – ou o chamado emprego para toda a vida – e um regime especial são as características tradicionais do serviço público. Nas últimas décadas, entretanto, diversas áreas do serviço público perderam essa distinção, porque, com os processos de reforma, um número significativo de funções públicas passaram para o setor privado. Assim, muitas das suposições sobre como o serviço público funciona não são mais verdadeiras.
Palavras-chave: serviço público;  emprego público;  função pública;  modernização
Público alvo: Servidores públicos
Especialistas e interessados em políticas públicas e gestão governamental
Observações/Notas: ISSN Impresso: 0034-9240
ISSN Eletrônico: 2357-8017
Este artigo foi publicado originalmente pela OCDE, em inglês e francês, com os títulos: “Policy brief : Public sector modernisation: modernising public employment”; “Synthèse : la modernisation du secteur public: moderniser l’emploi public”.OECD, 2004. All rights reserved. A qualidade da tradução para o português e sua coerência com o texto original é de responsabilidade da ENAP Escola Nacional de Administração Pública. Tradução: Mônica Lúcia R. Fernandes.
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/1426
Aparece nas coleções:Revista do Serviço Público: de 2001 a 2010
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2005 Vol.56,n.4 OCDE.pdf135.93 kBAdobe PDF Thumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens da Biblioteca Digital são de acesso aberto para uso não comercial, desde que citada a autoria e a fonte. Salvo quando outras restrições estiverem expressas no termo de uso.