Vantagens e desvantagens do pregão na gestão de compras no setor público: o caso da Funasa/PB
Título: | Vantagens e desvantagens do pregão na gestão de compras no setor público: o caso da Funasa/PB |
Autor(es): | Nunes, Jacqueline Lucena, Rosivaldo de Lima Silva, Orlando Gomes da |
Editor: | Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) Revista do Serviço Público (RSP) |
Endereço Eletrônico: | http://seer.enap.gov.br/index.php/RSP/article/view/172/177 |
Idioma: | Idioma::Português:portuguese:pt |
País: | País::BR:Brasil |
Tipo: | Artigo |
Extensão/Indicação de Série: | Revista do Serviço Público - RSP, v. 58, n. 2, p. 227-243 |
Data: | Abr-2007 |
Detentor dos direitos autorais: | Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) |
Termos de uso: | Termo::Licença Padrão ENAP::É permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.enap.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários esses “termos de uso” e quem é o detentor dos direitos autorais, a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Proibido o uso comercial. Permitida a criação de obras derivadas, desde que respeitado o crédito ao autor original. Essa licença é compatível com a Licença Creative Commons (by-nc-sa). |
Classificação Temática: | Licitação. Compras |
Resumo: | O presente artigo é parte de um estudo exploratório cujo objetivo foi analisar as vantagens e
desvantagens na aquisição de bens e serviços por meio das modalidades de licitação pregão presencial
e eletrônico no serviço público. Para isso, foi realizado um estudo de caso na Fundação Nacional de
Saúde da Paraíba. A parte da pesquisa divulgada neste artigo, além de uma síntese sobre o referencial
teórico, apresenta as características investigadas da modalidade de licitação pregão, comparando suas
formas presencial e eletrônica na instituição estudada. Os resultados apontam aspectos relevantes
quanto às questões: vantagens e desvantagens do pregão eletrônico em relação ao pregão presencial
e vice-versa; recursos para atendimento de despesas; planejamento anual da FUNASA/PB; economia
de preço; economia e repasse de recursos para outras necessidades; prazos de fornecimento; treinamento
e capacitação de pessoal. Conclui a exposição destacando alguns pontos fortes e fracos do
processo, sugerindo medidas a serem avaliadas no que tange a capacitação de pessoal e planejamento
anual na FUNASA/PB. El actual artículo es parte de un estudio exploratório cuyo objetivo es analizar las ventajas y las desventajas en la adquisición de bienes y servicios por medio de la modalidad de licitación: subasta presencial o electrónica ,en el servicio público. Para esto, un estudio de caso en la fundación nacional de la salud del Paraíba fue llevado a cabo. La parte de la investigación divulgada en este artículo, más allá de una síntesis sobre el referencial teórico, presenta las características investigadas de la modalidad de licitación, comparando sus formas presencial y electrónica en la institución estudiada. Los resultados señalan aspectos importantes en las cuestiones de ventajas y desventajas de la subasta electrónica en lo referente a la presencial y viceversa; recursos para la atención de gastos; planeamiento anual del FUNASA/PB; economía de precio; economía y repases de los recursos para otras necesidades; plazos de provisión; entrenamiento y calificación de personal. Uno concluye poniendo en evidencia puntos fuertes y débiles del proceso y haciendo sugerencias de medidas que deberán ser evaluadas en lo que se refiere a la calificación de personal y al planeamiento anual en la FUNASA/PB. This article is part of an exploratory study whose objective was to evaluate conventional and reverse auction trade-offs in the public service. To achieve that goal, a case study was accomplished at the National Health Care Foundation in Paraíba State, Brazil (Fundação Nacional de Saúde da Paraíba – FUNASA/PB). Besides a summary about theoretical references, the excerpt of the research published in this article presents the investigated characteristics concerning procurement bidding, comparing its conventional and electronic approaches in the institution under study. The results show relevant aspects of the following subjects: conventional and reverse auction trade-offs; resources for expenditure; annual planning of FUNASA/PB; price economy; economy and resource transfers to other needs; provisions timing and staff training. The conclusion emphasizes both positive and negative points concerning the process, and suggests that actions must be evaluated during staff training and annual planning at FUNASA/PB. |
Palavras-chave: | setor de compras; setor público; bens públicos; gestão de compras; pregão presencial; despesa; pregão eletrônico |
Público alvo: | Servidores públicos Especialistas e interessados em políticas públicas e gestão governamental |
Observações/Notas: | ISSN Impresso: 0034-9240 ISSN Eletrônico: 2357-8017 |
URI: | http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/1394 |
Aparece nas coleções: | Revista do Serviço Público: de 2001 a 2010 |
Arquivos associados a este item:
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2007 Vol.58,n.2 Nunes, Rosivaldo e Orlando.pdf | 186.05 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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