Balanço Social de Entidade de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) : Análise referenciada nos objetivos do desenvolvimento sustentável - ODS
Full metadata record
| DC Field | Value | Language |
|---|---|---|
| dc.contributor.author | DIAS, Larissa Gomes | - |
| dc.contributor.other | SILVA, Mauro Santos | - |
| dc.date.accessioned | 2025-12-17T18:09:34Z | - |
| dc.date.available | 2025-12-17T18:09:34Z | - |
| dc.date.issued | 2025 | - |
| dc.identifier.uri | http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/9422 | - |
| dc.description.abstract | O estudo analisa o Balanço Social como instrumento de transparência, accountability e fortalecimento da governança pública em entidades públicas estaduais prestadoras do serviço público de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) no Brasil, analisando sua aderência aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos na Agenda 2030. A pesquisa adota abordagem qualitativa e exploratória, com base em revisão de literatura, análise documental dos balanços sociais e entrevistas semiestruturadas com coordenadores de balanços sociais, buscando identificar o grau de aderência dos indicadores divulgados aos ODS. A análise revela que dentre os indicadores divulgados a maior recorrência de associação está no ODS 2 - Fome Zero e Agricultura Sustentável, ODS 4 - Educação de Qualidade, ODS 8 - Trabalho Decente e Crescimento Econômico e ODS 15 - Vida Terrestre. Os achados desta pesquisa indicaram que, embora as quatro entidades estudadas apresentem avanços significativos em transparência pública, persistem diferenças quanto à padronização e ao uso estratégico dos indicadores apresentados nos Balanços Sociais como ferramenta de mensuração do valor público. O aperfeiçoamento dos indicadores de ATER constitui elemento central para o fortalecimento da governança, havendo espaço significativo para que outras entidades públicas avancem na qualificação e no uso de indicadores aderentes. Como resultado, apresenta-se proposta de taxonomia e matriz contendo 44 indicadores referenciados nos principais ODS estudados | pt_BR |
| dc.language.iso | Idioma::Português:portuguese:pt | pt_BR |
| dc.publisher | Escola Nacional de Administração Pública (Enap) | pt_BR |
| dc.subject | Balanço Social | pt_BR |
| dc.subject | Governança Pública | pt_BR |
| dc.subject | Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) | pt_BR |
| dc.subject | Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) | pt_BR |
| dc.subject | Indicadores de ATER | pt_BR |
| dc.title | Balanço Social de Entidade de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) : Análise referenciada nos objetivos do desenvolvimento sustentável - ODS | pt_BR |
| dc.type | Dissertação | pt_BR |
| dc.rights.holder | Escola Nacional de Administração Pública - Enap | pt_BR |
| dc.location.country | País::BR:Brasil | pt_BR |
| dc.description.physical | 135 p. | pt_BR |
| dc.description.classification | Governança | pt_BR |
| dc.rights.license | Termo::Licença Padrão ENAP: É permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.enap.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários esses “termos de uso” e quem é o detentor dos direitos autorais, a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Proibido o uso comercial. Permitida a criação de obras derivadas, desde que respeitado o crédito ao autor original. Essa licença é compatível com a Licença Creative Commons (by-nc-sa). | pt_BR |
| dc.subject.ods | 16. Paz, justiça e instituições eficazes - Promover sociedades pacíficas e inclusivas par ao desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis. | pt_BR |
| Appears in Collections: | Mestrado Enap - Dissertações e Projetos de Intervenção | |
Files in This Item:
| File | Size | Format | |
|---|---|---|---|
| Larissa Gomes Dias -Dissertaçao.pdf | 1.58 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.