Breve introdução à violência escolar: características, fatores, consequências e estratégias de prevenção
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Cunha, Josafá M. da | - |
dc.contributor.author | Amaral, Hellen T. | - |
dc.contributor.author | Ricci, Bianca N. | - |
dc.contributor.author | Roza, Sarah A. | - |
dc.contributor.author | Yano, Vitor | - |
dc.contributor.other | Evidência Express (EvEx) | - |
dc.date.accessioned | 2024-04-16T19:14:13Z | - |
dc.date.available | 2024-04-16T19:14:13Z | - |
dc.date.issued | 2023-08 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/7884 | - |
dc.description.abstract | As escolas deveriam ser espaços seguros e de convivência positiva. A violência escolar se refere aos processos de violência dentro do ambiente escolar ou relacionados a atividades da escola, que prejudicam a vida de estudantes, professores, famílias e comunidades (POLANIN; ESPELAGE; GROTPETER, 2020). O estudo deste fenômeno pressupõe uma abordagem ampla e que aprofunda a compreensão dos principais fatores associados a esse problema (NESELLO et al., 2014). O texto apresentado a seguir tem por objetivo traçar um panorama geral acerca das principais características e correlatos da violência escolar, além de oferecer apontamentos sobre o que pode ser feito para prevenir, intervir e criar ambientes escolares mais seguros, inclusivos e positivos. | pt_BR |
dc.language.iso | Idioma::Português:portuguese:pt | pt_BR |
dc.publisher | Escola Nacional de Administração Pública (Enap) | pt_BR |
dc.subject | violência escolar | pt_BR |
dc.subject | bullying | pt_BR |
dc.subject | combate à violência escolar | pt_BR |
dc.title | Breve introdução à violência escolar: características, fatores, consequências e estratégias de prevenção | pt_BR |
dc.type | Material Textual | pt_BR |
dc.rights.holder | Escola Nacional de Administração Pública (Brasil) | pt_BR |
dc.location.country | País::BR:Brasil | pt_BR |
dc.description.physical | 41 p. | pt_BR |
dc.description.classification | Educação e Docência | pt_BR |
dc.description.additional | Iniciativa da Enap criada em parceria com a UnB, a qual possibilitou formar um time de pesquisadores para produzir produtos ágeis (em sua maioria relatórios) que são utilizados para melhorar a tomada de decisão do governo relacionada ao desenho, monitoramento e avaliação de políticas públicas. | pt_BR |
dc.rights.license | Termo::Licença Padrão ENAP: É permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.enap.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários esses “termos de uso” e quem é o detentor dos direitos autorais, a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Proibido o uso comercial. Permitida a criação de obras derivadas, desde que respeitado o crédito ao autor original. Essa licença é compatível com a Licença Creative Commons (by-nc-sa). | pt_BR |
dc.subject.ods | 04. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos. | pt_BR |
Appears in Collections: | Evidência Express (EvEx) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2023.08.22 - Breve introdução à violência escolar_ policy brief_EXTERNO.pdf | 840.32 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.