Apoio à cooperação técnica entre escolas na educação fundamental: uma análise do Prêmio Escola Nota Dez
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Carneiro, Diego Rafael Fonseca | - |
dc.contributor.author | Irffi, Guilherme Diniz | - |
dc.date.accessioned | 2024-01-05T18:00:33Z | - |
dc.date.available | 2024-01-05T18:00:33Z | - |
dc.date.issued | 2023 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/7834 | - |
dc.description.abstract | É dever do estado proporcionar acesso a uma educação de qualidade para todos. Nesse contexto, os primeiros anos da vida escolar têm papel crucial na formação dos alunos, com repercussões a longo prazo bem documentadas na literatura. Mas para prover uma educação inclusiva e de qualidade é fundamental reverter o quadro de baixa aprendizagem observado em algumas unidades escolares. Portanto, são de grande interesse público políticas que consigam mitigar o diferencial de resultado entre escolas de alto e baixo desempenho. Assim, o presente trabalho avalia o impacto de um programa de incentivos a gestores escolares implantado em 2009 no Estado do Ceará, denominado Prêmio Escola Nota Dez, que distribui bônus às escolas com base em seus resultados em exames padronizados. O grande diferencial do programa é induzir a cooperação entre escolas de alto e baixo desempenho, condicionando parte dos repasses ao atingimento de metas por parte da escola apoiada. Para aferir o efeito do programa sobre o desempenho das escolas apoiadas, empregou-se o estimador de diferenças em diferenças escalonado proposto por Callaway e Sant’Anna (2020). Os resultados mostraram que apenas o apoio no 2º ano produziu efeitos consistentes sobre os resultados do ensino fundamental. A análise de longo prazo mostrou que o apoio à alfabetização produz efeitos duradouros, sendo possível distingui-lo mesmo uma década após o ingresso no programa. Tais resultados mostram que o desenho do Escola Nota Dez tem potencial para melhorar a educação no Brasil, colaborando com os recentes esforços do governo federal para promover a alfabetização na idade certa. | pt_BR |
dc.language.iso | Idioma::Português:portuguese:pt | pt_BR |
dc.publisher | Escola Nacional de Administração Pública (Enap) | pt_BR |
dc.publisher | Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) | pt_BR |
dc.subject | cooperação entre escolas | pt_BR |
dc.subject | política educacional | pt_BR |
dc.subject | educação de qualidade | pt_BR |
dc.title | Apoio à cooperação técnica entre escolas na educação fundamental: uma análise do Prêmio Escola Nota Dez | pt_BR |
dc.type | Artigo | pt_BR |
dc.rights.holder | Escola Nacional de Administração Pública (Brasil) | pt_BR |
dc.location.country | País::BR:Brasil | pt_BR |
dc.description.physical | 41 páginas | pt_BR |
dc.description.classification | Educação e Docência | pt_BR |
dc.description.additional | 2º Prêmio Nacional de Educação | pt_BR |
dc.rights.license | Termo::Licença Padrão ENAP: É permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.enap.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários esses “termos de uso” e quem é o detentor dos direitos autorais, a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Proibido o uso comercial. Permitida a criação de obras derivadas, desde que respeitado o crédito ao autor original. Essa licença é compatível com a Licença Creative Commons (by-nc-sa). | pt_BR |
dc.subject.ods | 04. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos. | pt_BR |
Appears in Collections: | Prêmio Nacional de Educação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
1. APOIO À COOPERAÇÃO TÉCNICA ENTRE ESCOLAS NA EDUCAÇÃO - Artigos FNDE.docx (1).pdf | 1.23 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.