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dc.contributor.authorCosta, Diego-
dc.contributor.otherJannuzzi, Paulo de Martino-
dc.date.accessioned2023-10-05T17:42:22Z-
dc.date.available2023-10-05T17:42:22Z-
dc.date.issued2023-10-05-
dc.identifier.urihttp://repositorio.enap.gov.br/handle/1/7775-
dc.description.abstractEsta dissertação dedica-se a avaliar o contexto Ideacional, Político e Institucional em que o Programa Bolsa Cidadania, da cidade de Araraquara, localizada na região central do Estado de São Paulo, foi formatado. Resgata-se o contexto da pandemia de COVID-19, e o respectivo debate público que se formou em torno da atuação estatal para combater os altos níveis de degradação econômica e social que se instalaram, para justificar a importância do objeto de estudo. Apresentam-se alguns dos principais trabalhos sobre o nascimento daquilo que se convencionou chamar de Estado de bem-estar social, com origem na Europa do período pós segunda guerra, e sobre o processo de construção da proteção social no Brasil, especificamente do Programa Bolsa Família. Após essa contextualização de caráter histórico, inicia-se uma discussão crítica em relação à avaliação de políticas públicas, argumentando-se sobre a necessidade de assimilar componentes mais interpretativos no processo avaliativo. As escolas neo-institucionalistas, do campo da Ciência Política, são apresentadas como base teórica para a realização dessa análise de viés interpretativo, utilizando-se especificamente três chaves analíticas caras a elas: Atores (interesses), Instituições e Ideias. Com a base teórica da discussão apresentada, inicia-se o processo de expor os dados sobre o programa objeto de avaliação, coletados por meio de visita a campo, entrevista com pessoas chaves e pesquisa documental, com destaque para o registro em vídeo de uma Audiência Pública realizada sobre o tema. A última parte é constituída da análise desses dados sob a perspectiva de cada uma das três chaves analíticas apresentadas inicialmente. Como resultado, identifica-se a relevância da chave Atores para a avaliação daquele contexto e o Ator Gestão Municipal como protagonista do processo.pt_BR
dc.language.isoIdioma::Português:portuguese:ptpt_BR
dc.publisherEscola Nacional de Administração Pública - Enappt_BR
dc.subjectavaliaçãopt_BR
dc.subjectpolíticas sociaispt_BR
dc.subjectprograma bolsa cidadaniapt_BR
dc.titleUma análise do contexto ideacional, político e Institucional do Programa Bolsa Cidadania de Araraquara /SPpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.rights.holderDiego Costapt_BR
dc.location.countryPaís::BR:Brasilpt_BR
dc.description.physical91 páginaspt_BR
dc.description.classificationPolíticas Públicaspt_BR
dc.educational.descriptionDissertação apresentada ao Programa de Mestrado Profissional em Avaliação e Monitoramento de Políticas Públicas da Escola Nacional de Administração Pública - ENAP como requisito para obtenção do título de Mestre em Avaliação e Monitoramento de Políticas Públicas.pt_BR
dc.rights.licenseTermo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original.pt_BR
dc.subject.ods16. Paz, justiça e instituições eficazes - Promover sociedades pacíficas e inclusivas par ao desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.pt_BR
Appears in Collections:Mestrado Enap - Dissertações e Projetos de Intervenção
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