Uma análise do contexto ideacional, político e Institucional do Programa Bolsa Cidadania de Araraquara /SP
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Costa, Diego | - |
dc.contributor.other | Jannuzzi, Paulo de Martino | - |
dc.date.accessioned | 2023-10-05T17:42:22Z | - |
dc.date.available | 2023-10-05T17:42:22Z | - |
dc.date.issued | 2023-10-05 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/7775 | - |
dc.description.abstract | Esta dissertação dedica-se a avaliar o contexto Ideacional, Político e Institucional em que o Programa Bolsa Cidadania, da cidade de Araraquara, localizada na região central do Estado de São Paulo, foi formatado. Resgata-se o contexto da pandemia de COVID-19, e o respectivo debate público que se formou em torno da atuação estatal para combater os altos níveis de degradação econômica e social que se instalaram, para justificar a importância do objeto de estudo. Apresentam-se alguns dos principais trabalhos sobre o nascimento daquilo que se convencionou chamar de Estado de bem-estar social, com origem na Europa do período pós segunda guerra, e sobre o processo de construção da proteção social no Brasil, especificamente do Programa Bolsa Família. Após essa contextualização de caráter histórico, inicia-se uma discussão crítica em relação à avaliação de políticas públicas, argumentando-se sobre a necessidade de assimilar componentes mais interpretativos no processo avaliativo. As escolas neo-institucionalistas, do campo da Ciência Política, são apresentadas como base teórica para a realização dessa análise de viés interpretativo, utilizando-se especificamente três chaves analíticas caras a elas: Atores (interesses), Instituições e Ideias. Com a base teórica da discussão apresentada, inicia-se o processo de expor os dados sobre o programa objeto de avaliação, coletados por meio de visita a campo, entrevista com pessoas chaves e pesquisa documental, com destaque para o registro em vídeo de uma Audiência Pública realizada sobre o tema. A última parte é constituída da análise desses dados sob a perspectiva de cada uma das três chaves analíticas apresentadas inicialmente. Como resultado, identifica-se a relevância da chave Atores para a avaliação daquele contexto e o Ator Gestão Municipal como protagonista do processo. | pt_BR |
dc.language.iso | Idioma::Português:portuguese:pt | pt_BR |
dc.publisher | Escola Nacional de Administração Pública - Enap | pt_BR |
dc.subject | avaliação | pt_BR |
dc.subject | políticas sociais | pt_BR |
dc.subject | programa bolsa cidadania | pt_BR |
dc.title | Uma análise do contexto ideacional, político e Institucional do Programa Bolsa Cidadania de Araraquara /SP | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.rights.holder | Diego Costa | pt_BR |
dc.location.country | País::BR:Brasil | pt_BR |
dc.description.physical | 91 páginas | pt_BR |
dc.description.classification | Políticas Públicas | pt_BR |
dc.educational.description | Dissertação apresentada ao Programa de Mestrado Profissional em Avaliação e Monitoramento de Políticas Públicas da Escola Nacional de Administração Pública - ENAP como requisito para obtenção do título de Mestre em Avaliação e Monitoramento de Políticas Públicas. | pt_BR |
dc.rights.license | Termo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original. | pt_BR |
dc.subject.ods | 16. Paz, justiça e instituições eficazes - Promover sociedades pacíficas e inclusivas par ao desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis. | pt_BR |
Appears in Collections: | Mestrado Enap - Dissertações e Projetos de Intervenção |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Dissertacao Diego Costa com ficha.pdf | 1.26 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.