Fazendo uso dos resultados de testes educacionais: síntese de evidências sobre competências e práticas organizacionais
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Souza, Géssica C. | - |
dc.contributor.author | Reis, Breno Salomon | - |
dc.contributor.other | Evidência Express (EvEx) | - |
dc.date.accessioned | 2023-09-15T17:44:25Z | - |
dc.date.available | 2023-09-15T17:44:25Z | - |
dc.date.issued | 2022-10 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/7755 | - |
dc.description.abstract | O Monitoramento e Avaliação (M&A) é uma função de gestão contínua para avaliar se houve progresso na obtenção dos resultados esperados, identificar gargalos na implementação e destacar se existem efeitos não intencionais (positivos ou negativos) de um plano de investimento, programa ou projeto e suas atividades (FAO, 2022). No âmbito educacional, todas as formas de avaliação consistem em coletar informações sistemáticas e fazer algum tipo de julgamento com base nessas informações. Outra expectativa é que essa “informação valiosa” seja usada para decisões sobre o funcionamento cotidiano dos sistemas educacionais ou para decisões mais envolventes sobre a revisão e mudança do sistema. O M&A educacional faz uso de diferentes fontes de dados que se distinguem entre dados baseados na medição de desempenho educacional, dados que estão disponíveis a partir de registros administrativos (incluindo estatísticas educacionais) e dados que se tornam disponíveis a partir de análises de especialistas e métodos de pesquisa educacional (SCHEERENS et al., 2003). | pt_BR |
dc.language.iso | Idioma::Português:portuguese:pt | pt_BR |
dc.publisher | Escola Nacional de Administração Pública (Enap) | pt_BR |
dc.source | https://repositorio.enap.gov.br/handle/1/6939 | pt_BR |
dc.subject | testes educacionais | pt_BR |
dc.subject | avaliação educacional | pt_BR |
dc.subject | monitoramento e avaliação | pt_BR |
dc.title | Fazendo uso dos resultados de testes educacionais: síntese de evidências sobre competências e práticas organizacionais | pt_BR |
dc.type | Material Textual | pt_BR |
dc.rights.holder | Escola Nacional de Administração Pública (Brasil) | pt_BR |
dc.location.country | País::BR:Brasil | pt_BR |
dc.description.physical | 22 p. | pt_BR |
dc.description.classification | Educação e Docência | pt_BR |
dc.description.classification | Uso de Evidências | pt_BR |
dc.description.additional | Iniciativa da Enap criada em parceria com a UnB, a qual possibilitou formar um time de pesquisadores para produzir produtos ágeis (em sua maioria relatórios) que são utilizados para melhorar a tomada de decisão do governo relacionada ao desenho, monitoramento e avaliação de políticas públicas. | pt_BR |
dc.rights.license | Termo::Licença Padrão ENAP: É permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.enap.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários esses “termos de uso” e quem é o detentor dos direitos autorais, a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Proibido o uso comercial. Permitida a criação de obras derivadas, desde que respeitado o crédito ao autor original. Essa licença é compatível com a Licença Creative Commons (by-nc-sa). | pt_BR |
dc.subject.ods | 04. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos. | pt_BR |
Appears in Collections: | Evidência Express (EvEx) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2022.10.28 - Fazendo uso dos resultados de testes educacionais.pdf | Fazendo uso dos resultados de testes educacionais | 864.47 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.