Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorBelmiro, Célio-
dc.contributor.authorReis, Breno Salomon-
dc.contributor.otherEvidência Express (EvEx)-
dc.date.accessioned2023-09-15T17:39:39Z-
dc.date.available2023-09-15T17:39:39Z-
dc.date.issued2022-09-
dc.identifier.urihttp://repositorio.enap.gov.br/handle/1/7752-
dc.description.abstractEste trabalho tem como objetivo apresentar, em uma síntese rápida de evidências, a relação entre testes padronizados e resultados educacionais, com foco em variáveis que mensuram o acesso ao ensino superior. São analisados estudos científicos que abrangem um conjunto de evidências que variam em relação às consequências dos testes para os participantes, ao tipo de sistema educacional em que estão inseridos e aos objetivos da política - ou programa - educacional dos quais fazem parte. Os principais conjuntos de resultados estão organizados em três blocos que se referem ao acesso ao ensino superior em sistemas de admissão centralizados, as heterogeneidades e a relação entre os testes e responsabilização escolar (school accountability).pt_BR
dc.language.isoIdioma::Português:portuguese:ptpt_BR
dc.publisherEscola Nacional de Administração Pública (Enap)pt_BR
dc.sourcehttps://repositorio.enap.gov.br/handle/1/6939pt_BR
dc.subjecttestes padronizadospt_BR
dc.subjectsistema educacionalpt_BR
dc.subjectconjunto de evidênciaspt_BR
dc.subjectpolíticas de responsabilização escolarpt_BR
dc.titleTestes padronizados na educação básica e seus efeitos sobre resultados educacionais: evidências das pesquisas acadêmicaspt_BR
dc.typeMaterial Textualpt_BR
dc.rights.holderEscola Nacional de Administração Pública (Brasil)pt_BR
dc.location.countryPaís::BR:Brasilpt_BR
dc.description.physical31 p.pt_BR
dc.description.classificationEducação e Docênciapt_BR
dc.description.classificationUso de Evidênciaspt_BR
dc.description.additionalIniciativa da Enap criada em parceria com a UnB, a qual possibilitou formar um time de pesquisadores para produzir produtos ágeis (em sua maioria relatórios) que são utilizados para melhorar a tomada de decisão do governo relacionada ao desenho, monitoramento e avaliação de políticas públicas.pt_BR
dc.rights.licenseTermo::Licença Padrão ENAP: É permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.enap.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários esses “termos de uso” e quem é o detentor dos direitos autorais, a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Proibido o uso comercial. Permitida a criação de obras derivadas, desde que respeitado o crédito ao autor original. Essa licença é compatível com a Licença Creative Commons (by-nc-sa).pt_BR
dc.subject.ods04. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.pt_BR
Appears in Collections:Evidência Express (EvEx)
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2022.09.09 - Testes padronizados e seus efeitos sobre resultados educacionais.pdfTestes padronizados e seus efeitos sobre resultados educacionais926.95 kBAdobe PDF Thumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.