Utilização de soluções negociais em processos administrativos pelas agências reguladoras de infraestrutura.
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Andrade, Henrique de Oliveira | - |
dc.contributor.other | Resende, João Paulo de (Orientador) | - |
dc.date.accessioned | 2022-06-30T19:14:20Z | - |
dc.date.available | 2022-06-30T19:14:20Z | - |
dc.date.issued | 2019-03 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/7129 | - |
dc.description.abstract | A função sancionatória da Administração Pública não tem sido capaz de conferir eficácia à atividade regulatória, finalidade esta que, em alguns casos, tem sido alcançada pela celebração de acordos administrativos, garantindo-se um dos princípios basilares da Administração Pública, qual seja, a indisponibilidade do interesse público. Apesar de as agências reguladoras do setor de infraestrutura aplicarem multas em quantidades e valores significativamente elevados, sua efetividade (taxa de sucesso) é baixa, pois a simples imposição de multas não é suficiente para se alcançar uma justa e eficaz aplicação da norma. Verificou-se também, que a maioria das agências sequer têm conhecimento de sua taxa de sucesso na execução de multas aplicadas administrativamente. Nesse sentido, apesar de ainda incipiente, a celebração de Termos de Ajustamento de Conduta (TAC) e outros instrumentos congêneres tem-se mostrado alternativa válida e eficaz para solução de conflitos, haja vista a atual sobrecarga do Judiciário e baixa efetividade das ações de execução fiscal. | pt_BR |
dc.language.iso | Idioma::Português:portuguese:pt | pt_BR |
dc.publisher | Escola Nacional de Administração Pública (Enap) | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Serzedello Corrêa | pt_BR |
dc.subject | agência reguladora | pt_BR |
dc.subject | infraestrutura | pt_BR |
dc.subject | processo administrativo | pt_BR |
dc.subject | improbidade administrativa | pt_BR |
dc.subject | multa | pt_BR |
dc.title | Utilização de soluções negociais em processos administrativos pelas agências reguladoras de infraestrutura. | pt_BR |
dc.type | Monografia/TCC | pt_BR |
dc.rights.holder | Henrique de Oliveira Andrade | pt_BR |
dc.location.country | País::BR:Brasil | pt_BR |
dc.description.physical | 43 páginas | pt_BR |
dc.description.classification | Governança | pt_BR |
dc.description.classification | Infraestrutura | pt_BR |
dc.description.classification | Regulação | pt_BR |
dc.educational.description | Trabalho de Conclusão de Curso apresentado como parte dos requisitos para obtenção do grau de Especialista em Governança e Controle da Regulação em Infraestrutura. | pt_BR |
dc.educational.intendedenduserrole | Especialistas e interessados em governança e controle da regulação em infraestrutura | pt_BR |
dc.educational.context | 363 horas | pt_BR |
dc.rights.license | Termo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original. | pt_BR |
dc.subject.ods | 16. Paz, justiça e instituições eficazes - Promover sociedades pacíficas e inclusivas par ao desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis. | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização Enap - Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Henrique de Oliveira Andrade.pdf | Artigo principal | 563.35 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.