Projeto cidadão: uma nova realidade
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DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.author | Brasil. Ministério da Previdência Social (MPAS). Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Superintendência Estadual do Rio Grande do Sul. Gerência Regional do Seguro Social de Pelotas | - |
dc.date.accessioned | 2014-01-23T13:06:22Z | - |
dc.date.available | 2014-01-23T13:06:22Z | - |
dc.date.issued | 2000-03 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/625 | - |
dc.description.abstract | A educação que se inicia com a instrução formal, realizada nas escolas, afeta todas as áreas de nossas atividades, limitando fortemente o êxito que sempre se almeja. A Gerência Regional do Seguro Social de Pelotas/RS, através do seu Núcleo de Reabilitação Profissional, sente, como poucos, este problema, pois de nada adianta reabilitar o segurado para o trabalho, se paralelamente o mesmo não tiver a escolaridade básica, que o mercado de trabalho exige cada vez mais. Assim sendo, a baixa escolaridade, para não falarmos do analfabetismo, é o forte fator a restringir a possibilidade de emprego àquele que pretendemos devolver ao mercado de trabalho com capacidade de ocupar uma vaga. O Núcleo de Reabilitação Profissional abre suas portas, seus recursos técnicos e econômicos, faz parcerias e juntamente com seus reabilitados, entra na luta, fortalecendo o ensino formal, a fim de melhor capacitá-los para a retomada do emprego. Diríamos, sintetizando, que o projeto visa essencialmente unir a reabilitação profissional à melhoria da escolaridade. Trabalho + Educação = pessoa valorizada, com resultados significativos para o segurado e Instituição. Esta é a nossa contribuição ao esforço do Governo no sentido de através da educação valorizar o brasileiro; este sim, causa e objetivo de todas as nossas ações | pt_BR |
dc.language.iso | Idioma::Português:portuguese:pt | pt_BR |
dc.publisher | Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) | pt_BR |
dc.source | http://inovacao.enap.gov.br/index.php?option=com_docman&task=doc_view&gid=8&Itemid=32 | pt_BR |
dc.subject | Previdência social | pt_BR |
dc.subject | Segurado | pt_BR |
dc.subject | Readaptação ao trabalho | pt_BR |
dc.subject | Reabilitação do trabalhador | pt_BR |
dc.subject | Analfabetismo | pt_BR |
dc.subject | Mercado de trabalho | pt_BR |
dc.subject | Capacitação profissional | pt_BR |
dc.subject | Melhoria da escolaridade | pt_BR |
dc.subject | INSS | pt_BR |
dc.title | Projeto cidadão: uma nova realidade | pt_BR |
dc.type | Relato de Experiência | pt_BR |
dc.rights.holder | Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) | pt_BR |
dc.location.country | País::BR:Brasil | pt_BR |
dc.description.physical | Número de páginas: 5 p. | pt_BR |
dc.date.started | 1993-03 | - |
dc.date.finished | 1999-07 | - |
dc.description.classification | Inovação | pt_BR |
dc.description.additional | Iniciativa premiada no 4º Concurso Inovação na Gestão Pública Federal sob responsabilidade de Tomaz Soares Vieira - Gerente Regional do Seguro Social, Milord Fernandes Ribas- Chefe do Posto Especial do Seguro Social em Pelotas e Vera Lúcia Portella Kratz - Chefe do Núcleo de Reabilitação Profissional | pt_BR |
dc.description.additional | Ações premiadas no 4º Concurso Inovação na Gestão Pública Federal - Prêmio Hélio Beltrão – 2000 | pt_BR |
dc.description.additional | Área temática: arranjos institucionais para coordenação e/ou implementação de políticas públicas; arranjos institucionais e articulação de parcerias; articulação de parcerias; articulação de parcerias e gestão participativa; sociedade e cidadania | pt_BR |
dc.subject.enap | Previdência social | pt_BR |
dc.subject.enap | Analfabetismo | pt_BR |
dc.subject.enap | Mercado de trabalho | pt_BR |
dc.subject.enap | Capacitação profissional | pt_BR |
dc.educational.description | São os objetivos da iniciativa: proporcionar alfabetização e reforço escolar aos reabilitados; socializar as experiências vividas, desenvolvendo as trocas; resgatar a auto-estima, que estavam comprometidas pelas sequelas do acidente ou doença geradora do benefício; proporcionar o exercício de seus direitos, criando vivências para o alcance da consciência cidadã, transformando-a em instrumento para superação da incapacidade; reflexão em grupo, oportunizando o resgate de sua cidadania; proporcionar conhecimento para que, após o desligamento do programa, dêem seqüência ao processo de aprendizagem | pt_BR |
dc.educational.intendedenduserrole | Servidor público | pt_BR |
dc.rights.access | Acesso::Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.type | Regime::Licença Padrão ENAP | pt_BR |
dc.rights.license | Termo::Licença Padrão ENAP::É permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.enap.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários esses “termos de uso” e quem é o detentor dos direitos autorais patrimoniais, a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Proibido o uso comercial. Permitida a criação de obras derivadas, desde que respeitado o crédito ao autor original. Essa licença é compatível com a Licença Creative Commons (by-nc). | pt_BR |
Appears in Collections: | Concurso Inovação: de 1996 a 2000 (1ª a 5ª edição) |
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