Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorFigueiredo, Jonilson de Souza-
dc.date.accessioned2020-11-26T20:33:22Z-
dc.date.available2020-11-26T20:33:22Z-
dc.date.issued2010-
dc.identifier.urihttp://repositorio.enap.gov.br/handle/1/5814-
dc.description.abstractO presente estudo tem por objetivo analisar a qualidade do gasto público em educação fundamental a partir da elaboração de indicadores de desempenho, operacionais e institucionais, realizando de um estudo de caso para as escolas urbanas da rede pública municipal em Ceará Mirim/RN nos anos de 2005 e 2007. As razões pelas quais a pesquisa se fundamenta, decorrem da carência de mecanismos que permitam a avaliação da qualidade do gasto nesse setor e ainda da convergência observada entre a teoria da escolha pública – marco teórico adotado – frente ao comportamento das instituições públicas examinadas. O pressuposto central é que o dispêndio público em educação fundamental apresenta relativamente melhores resultados, quando gerido a partir de escolhas mais democráticas e participativas. Para tanto, utiliza uma metodologia baseada numa análise exploratória, que reúne uma revisão de literatura referente à teoria da escolha pública, bem como utiliza indicadores de desempenho operacional e institucional. A coleta dos dados, primários e secundários, decorre da utilização de entrevistas e de pesquisas documentais. Finalmente, nota-se que a quantidade dos recursos não foi o fator determinante para o alcance de melhores desempenhos nas escolas analisadas, visto que, a variável fundamental correspondeu aos aspectos qualitativos da gestão escolar. Desse modo, o presente estudo se apresenta como uma ferramenta auxiliar na elaboração e no desenvolvimento das políticas educacionais no âmbito dos municípios brasileiros, e por isso carece de expansão, para assim fortalecer, junto à comunidade escolar, o movimento rumo a educação pública de qualidade.pt_BR
dc.language.isoIdioma::Português:portuguese:ptpt_BR
dc.publisherEsafpt_BR
dc.subjectensino fundamentalpt_BR
dc.subjectanálisept_BR
dc.subjectavaliação de desempenhopt_BR
dc.subjectgestão escolarpt_BR
dc.subjectindicadores balanceados de desempenhopt_BR
dc.titleCategoria Estudantes de Graduação 1º Lugar: Qualidade do gasto público em educação fundamental: uma proposta de indicadores de desempenhopt_BR
dc.typeMonografia/TCCpt_BR
dc.rights.holderJonilson de Souza Figueiredopt_BR
dc.location.countryPaís::BR:Brasilpt_BR
dc.description.physical16 páginaspt_BR
dc.description.classificationOrçamento e Finançaspt_BR
dc.description.additionalAparece nas coleções: Prêmio Chico Ribeiro Sobre Informações de Custos e Qualidade do Gasto no Setor Públicopt_BR
dc.description.additionalTexto publicado no Prêmio de Monografias da CGU (2005 a 2011)pt_BR
dc.educational.descriptionTema 1: Geração e utilização da informação de custos como indutora da qualidade do gasto públicopt_BR
dc.educational.descriptionmonografia apresentada no Prêmio de Monografias da CGU (2005 a 2011)pt_BR
dc.educational.intendedenduserroleEspecializadopt_BR
dc.rights.licenseTermo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original.pt_BR
dc.subject.ods16. Paz, justiça e instituições eficazes - Promover sociedades pacíficas e inclusivas par ao desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.pt_BR
Appears in Collections:Prêmio Chico Ribeiro Sobre Informações de Custos e Qualidade do Gasto no Setor Público
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
1-lugar-estudantes-de-graduacao.pdf1.96 MBAdobe PDF Thumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.