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dc.contributor.authorLima, Renato-
dc.date.accessioned2020-11-19T22:34:52Z-
dc.date.available2020-11-19T22:34:52Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.urihttp://repositorio.enap.gov.br/handle/1/5757-
dc.description.abstractNa aviação civil comercial mundial, os fatores humanos são considerados como a principal causa de acidentes aéreos desde os anos 1960. No âmbito das principais regulações de aviação civil e literaturas de Segurança Operacional, os comportamentos dos operadores da ponta da linha (front line operators) podem ser classificados a partir do desempenho humano de acordo com três componentes: o erro humano, as violações e os comportamentos inaceitáveis tomados a partir de riscos intoleráveis. Nesse contexto, num ambiente em que se preconiza uma cultura de segurança, o sistema de reporte deve conjugar dois pressupostos. Primeiro: erros e violações aceitáveis devem ser classificados como atos inseguros não culpáveis; e, segundo: violações inaceitáveis devem ser repudiadas em virtude da possibilidade de resultados adversos que podem causar, independentemente dos danos. O objetivo do presente trabalho é analisar a funcionalidade de algoritmos de culpabilidade, a fim de possibilitar a avaliação de erros e violações e sua aplicação no gerenciamento de risco na aviação. É feita uma abordagem metodológica qualitativa por meio de revisão bibliográfica e análise de dois algoritmos: James Reason e EUROCONTROL. Apresenta-se um estudo de caso a partir de um acidente aeronáutico ocorrido no Brasil com emprego de taxonomias e do algoritmo de James Reason. Demonstra-se, em função da inexistência de fomento ao reporte de erros e violações e de ferramentas para avaliação de atos inseguros que o emprego de algoritmos de culpabilidade pode aprimorar a cultura de segurança dentre os prestadores de serviço. As recomendações do trabalho remetem à necessidade de mais estudos, a fim de fomentar o emprego desses algoritmos de modo a mitigar riscos operacionais.pt_BR
dc.language.isoIdioma::Português:portuguese:ptpt_BR
dc.publisherEsafpt_BR
dc.subjecttransporte aéreopt_BR
dc.subjectdireito à segurançapt_BR
dc.subjectanálisept_BR
dc.subjectprestação de serviçopt_BR
dc.subjectAgência Nacional de Aviação Civilpt_BR
dc.titleCategoria Acadêmico Regulação Técnica 1º Lugar: Análise de algorítmos de culpabilidade na aviação de erros e violações e sua aplicação na segurança operacionalpt_BR
dc.typeMonografia/TCCpt_BR
dc.rights.holderRenato Limapt_BR
dc.location.countryPaís::BR:Brasilpt_BR
dc.description.physical92 páginaspt_BR
dc.description.classificationInfraestruturapt_BR
dc.description.additionalDissertação apresentada no Concurso de Monografia PRÊMIO ANAC 10 ANOS - 2016 - Categoria acadêmico regulação técnica - 1 º lugarpt_BR
dc.educational.descriptionDissertação apresentada no Concurso de Monografia PRÊMIO ANAC 10 ANOS - 2016pt_BR
dc.educational.intendedenduserroleEspecializadopt_BR
dc.rights.licenseTermo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original.pt_BR
dc.subject.ods16. Paz, justiça e instituições eficazes - Promover sociedades pacíficas e inclusivas par ao desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.pt_BR
Appears in Collections:Prêmio ANAC 10 Anos
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