Categoria Acadêmico Regulação Técnica 1º Lugar: Análise de algorítmos de culpabilidade na aviação de erros e violações e sua aplicação na segurança operacional
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Lima, Renato | - |
dc.date.accessioned | 2020-11-19T22:34:52Z | - |
dc.date.available | 2020-11-19T22:34:52Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/5757 | - |
dc.description.abstract | Na aviação civil comercial mundial, os fatores humanos são considerados como a principal causa de acidentes aéreos desde os anos 1960. No âmbito das principais regulações de aviação civil e literaturas de Segurança Operacional, os comportamentos dos operadores da ponta da linha (front line operators) podem ser classificados a partir do desempenho humano de acordo com três componentes: o erro humano, as violações e os comportamentos inaceitáveis tomados a partir de riscos intoleráveis. Nesse contexto, num ambiente em que se preconiza uma cultura de segurança, o sistema de reporte deve conjugar dois pressupostos. Primeiro: erros e violações aceitáveis devem ser classificados como atos inseguros não culpáveis; e, segundo: violações inaceitáveis devem ser repudiadas em virtude da possibilidade de resultados adversos que podem causar, independentemente dos danos. O objetivo do presente trabalho é analisar a funcionalidade de algoritmos de culpabilidade, a fim de possibilitar a avaliação de erros e violações e sua aplicação no gerenciamento de risco na aviação. É feita uma abordagem metodológica qualitativa por meio de revisão bibliográfica e análise de dois algoritmos: James Reason e EUROCONTROL. Apresenta-se um estudo de caso a partir de um acidente aeronáutico ocorrido no Brasil com emprego de taxonomias e do algoritmo de James Reason. Demonstra-se, em função da inexistência de fomento ao reporte de erros e violações e de ferramentas para avaliação de atos inseguros que o emprego de algoritmos de culpabilidade pode aprimorar a cultura de segurança dentre os prestadores de serviço. As recomendações do trabalho remetem à necessidade de mais estudos, a fim de fomentar o emprego desses algoritmos de modo a mitigar riscos operacionais. | pt_BR |
dc.language.iso | Idioma::Português:portuguese:pt | pt_BR |
dc.publisher | Esaf | pt_BR |
dc.subject | transporte aéreo | pt_BR |
dc.subject | direito à segurança | pt_BR |
dc.subject | análise | pt_BR |
dc.subject | prestação de serviço | pt_BR |
dc.subject | Agência Nacional de Aviação Civil | pt_BR |
dc.title | Categoria Acadêmico Regulação Técnica 1º Lugar: Análise de algorítmos de culpabilidade na aviação de erros e violações e sua aplicação na segurança operacional | pt_BR |
dc.type | Monografia/TCC | pt_BR |
dc.rights.holder | Renato Lima | pt_BR |
dc.location.country | País::BR:Brasil | pt_BR |
dc.description.physical | 92 páginas | pt_BR |
dc.description.classification | Infraestrutura | pt_BR |
dc.description.additional | Dissertação apresentada no Concurso de Monografia PRÊMIO ANAC 10 ANOS - 2016 - Categoria acadêmico regulação técnica - 1 º lugar | pt_BR |
dc.educational.description | Dissertação apresentada no Concurso de Monografia PRÊMIO ANAC 10 ANOS - 2016 | pt_BR |
dc.educational.intendedenduserrole | Especializado | pt_BR |
dc.rights.license | Termo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original. | pt_BR |
dc.subject.ods | 16. Paz, justiça e instituições eficazes - Promover sociedades pacíficas e inclusivas par ao desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis. | pt_BR |
Appears in Collections: | Prêmio ANAC 10 Anos |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
autor-renato-lima.pdf | 1.02 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.