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dc.contributor.authorCarvalho, Carlos Henrique Ribeiro de-
dc.contributor.authorGomide, Alexandre de Ávila-
dc.date.accessioned2020-09-23T22:08:37Z-
dc.date.available2020-09-23T22:08:37Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.urihttp://repositorio.enap.gov.br/handle/1/5411-
dc.description.abstractEste texto procura discutir as estruturas regulatórias dos sistemas de transporte coletivo por ônibus urbano, caracterizando as suas principais variáveis e avaliando seus impactos sobre o desempenho econômico, financeiro e operacional dos serviços. É importante analisar a estrutura regulatória dos sistemas de ônibus urbanos por responderem por mais de 90% da demanda de transporte público no Brasil e se constituírem na base referencial das políticas tarifárias e operacionais de todos os serviços de transporte. Inicialmente, procurou-se esclarecer os motivos da regulação dos sistemas de ônibus urbano a partir de uma revisão da literatura especializada, destacandose entre outros motivos as falhas de mercado existentes, como a geração de externalidades negativas e de iniquidades sociais na produção dos serviços, além da própria essencialidade do transporte público — responsável pelos deslocamentos da população de baixa renda. Posteriormente foi apresentado um conjunto de variáveis de caracterização dos modelos regulatórios, como uma plataforma de análise exploratória e comparativa desses modelos. Além disso, por meio do levantamento de evidências empíricas, foram analisadas as principais alterações ocorridas em alguns modelos regulatórios e seus efeitos sobre as condições dos serviços. Por fim, discutiram-se as tendências e os desafios presentes para a regulação e o financiamento dos sistemas de transporte públicos.pt_BR
dc.language.isoIdioma::Português:portuguese:ptpt_BR
dc.publisherEsafpt_BR
dc.subjectregulaçãopt_BR
dc.subjecttransporte públicopt_BR
dc.subjectavaliaçãopt_BR
dc.subjectAgência Nacional de Transportes Terrestrespt_BR
dc.subjectconsumidorpt_BR
dc.subjectdireito econômicopt_BR
dc.subjectmercadopt_BR
dc.titleRegulação da Atividade Econômica 1º Lugar: Estruturas regulatórias dos serviços de ônibus urbanos no Brasil.pt_BR
dc.typeMonografia/TCCpt_BR
dc.rights.holderCarlos Henrique Ribeiro de Carvalhopt_BR
dc.location.countryPaís::BR:Brasilpt_BR
dc.description.physical39 páginaspt_BR
dc.description.classificationOrçamento e Finançaspt_BR
dc.description.additionalTexto publicado no X Prêmio SEAE em defesa da concorrência e regulação da atividade econômica - Monografias premiadas 2015pt_BR
dc.educational.descriptionTema: Regulação da Atividade Econômicapt_BR
dc.educational.descriptionMonografia apresentada no X Prêmio SEAE em defesa da concorrência e regulação da atividade econômica - Monografias premiadas 2015pt_BR
dc.educational.intendedenduserroleEspecializadopt_BR
dc.rights.licenseTermo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original.pt_BR
dc.subject.ods16. Paz, justiça e instituições eficazes - Promover sociedades pacíficas e inclusivas par ao desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.pt_BR
Appears in Collections:Prêmio SEAE - Secretaria de Acompanhamento Econômico (2006 A 2022)
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