Capacitação profissional para proteção do patrimônio cultural – etapa vitrais uma contribuição para o desenvolvimento sustentável e a Agenda 2030
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Viana, Helder Magalhães | - |
dc.contributor.other | Quintão, Rubia Auxiliadora Constancio (Orientadora) | - |
dc.date.accessioned | 2020-05-22T21:53:50Z | - |
dc.date.available | 2020-05-22T21:53:50Z | - |
dc.date.issued | 2019-12-18 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/4976 | - |
dc.description.abstract | O presente Projeto de Intervenção (PI) parte do princípio de que a cultura é um meio facilitador para se alcançar um desenvolvimento verdadeiramente sustentável, contribuindo assim com o preconizado pela Organização das Nações Unidas através de seu plano de ação global para mudar o mundo até 2030 (Agenda 2030), e de que esse patrimônio cultural deve ser protegido e gerenciado de forma cuidadosa. Focado na preservação do patrimônio cultural material, o PI identifica a necessidade de elaboração de um programa contínuo para a capacitação dos profissionais que atuam em sua gestão, conservação e restauração, minimizando desta forma possíveis danos ocasionados pela falta ou insuficiência de conhecimentos técnicos. Como primeira etapa a ser abordada, dentre muitas outras matérias trabalhadas pelo órgão de gestão do patrimônio cultural da Cidade do Rio de Janeiro, foi colocada em evidência a temática dos vitrais, arte expressa em vidro e luz que representa um elo com o passado através de técnicas milenares utilizadas até hoje por oficinas tradicionais, mas sem a difusão de um conhecimento específico sobre a conservação e a restauração destes elementos. A metodologia apresentada se baseia não apenas na disponibilização de informações visando a capacitação profissional, mas também na construção de uma cultura de colaboração acadêmica e institucional, possibilitando debates atualizados sobre técnicas de conservação e restauração, e concentrando esforços a partir de objetivos comuns. | pt_BR |
dc.language.iso | Idioma::Português:portuguese:pt | pt_BR |
dc.publisher | Escola Nacional de Administração Pública (Enap) | pt_BR |
dc.subject | capacitação profissional | pt_BR |
dc.subject | patrimônio cultural | pt_BR |
dc.subject | desenvolvimento sustentável | pt_BR |
dc.subject | Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - ODS | pt_BR |
dc.title | Capacitação profissional para proteção do patrimônio cultural – etapa vitrais uma contribuição para o desenvolvimento sustentável e a Agenda 2030 | pt_BR |
dc.type | Monografia/TCC | pt_BR |
dc.rights.holder | Helder Magalhães Viana | pt_BR |
dc.location.country | País::BR:Brasil | pt_BR |
dc.description.physical | 25 Páginas | pt_BR |
dc.description.classification | Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável | pt_BR |
dc.educational.description | Trabalho de Conclusão de Curso apresentado como parte dos requisitos para obtenção do grau de Especialista em Desenvolvimento Local e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. | pt_BR |
dc.educational.intendedenduserrole | Especialistas e interessados em desenvolvimento e objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS). | pt_BR |
dc.educational.context | 408 horas | pt_BR |
dc.rights.license | Termo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original. | pt_BR |
dc.subject.ods | 17. Parcerias e meios de implementação - Fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável. | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização Enap - Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Helder Magalhães Viana.pdf | Arquivo principal | 739.53 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.