2º Lugar: A importância de maior liberalização do mercado de combustíveis de aviação no brasil: uma análise propositiva
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Barbosa, Allan Fuezi de Moura | - |
dc.date.accessioned | 2020-02-14T20:41:52Z | - |
dc.date.available | 2020-02-14T20:41:52Z | - |
dc.date.issued | 2019 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/4827 | - |
dc.description.abstract | A presente monografia busca desenvolver um trabalho para o aprimoramento dos aspectos concorrenciais e regulatórios do mercado de fornecimento de combustíveis de aviação no Brasil, através de propostas de maior liberalização do atual modelo vigente, com vistas à redução dos custos desses produtos para as empresas aéreas no Brasil e, por consequência, ao incremento da demanda pelo transporte aéreo nacional, ante à provável redução dos preços das passagens. Os objetivos principais do estudo são: 1) perceber a complexidade regulatória do mercado brasileiro de fornecimento de combustíveis de aviação; 2) identificar como o custo do combustível e a sua correlata carga tributária têm grande impacto no setor de transporte aéreo brasileiro; 3) desenvolver propostas de adequação do modelo vigente de fornecimento de combustíveis de aviação, para a redução da alta representatividade do preço dos combustíveis nas contas das empresas aéreas. Tudo isso, com o objetivo de ampliação do transporte aéreo brasileiro. | pt_BR |
dc.language.iso | Idioma::Português:portuguese:pt | pt_BR |
dc.publisher | Prêmio SECAP de Energia - 2019 | pt_BR |
dc.subject | combustível | pt_BR |
dc.subject | aviação | pt_BR |
dc.subject | mercado econômico | pt_BR |
dc.subject | concorrência | pt_BR |
dc.subject | regulação | pt_BR |
dc.title | 2º Lugar: A importância de maior liberalização do mercado de combustíveis de aviação no brasil: uma análise propositiva | pt_BR |
dc.type | Monografia/TCC | pt_BR |
dc.rights.holder | Allan Fuezi de Moura Barbosa | pt_BR |
dc.location.country | País::BR:Brasil | pt_BR |
dc.description.physical | 84 páginas | pt_BR |
dc.description.classification | Políticas de Infraestrutura | pt_BR |
dc.description.classification | Políticas Econômicas | pt_BR |
dc.description.classification | Políticas Públicas | pt_BR |
dc.description.additional | Tema: Aprimoramento dos aspectos concorrenciais e regulatórios do setor de energia. Subtema de Combustíveis: Proposta de modelo para aumento da concorrência do setor de combustíveis | pt_BR |
dc.rights.license | Termo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original. | pt_BR |
dc.subject.ods | 07. Energia limpa e acessível - Garantir acesso à energia barata, confiável, sustentável e renovável para todos. | pt_BR |
Appears in Collections: | Prêmio SECAP de Energia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2º Lugar - Allan Fuezi de Moura Barbosa - 130capa.pdf | A importância de maior liberalização do mercado de combustíveis de aviação no brasil: uma análise propositiva | 4.2 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.