O desafio dos conselheiros do FUNDEB: hora da mudança do jogo no controle social
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Nacif, Carlos Vinício Lacerda | - |
dc.contributor.other | Pialarissi, Décio Rui (Orientador) | - |
dc.contributor.other | Nascimento, Edson Ronaldo (Orientador) | - |
dc.date.accessioned | 2019-12-31T15:14:41Z | - |
dc.date.available | 2019-12-31T15:14:41Z | - |
dc.date.issued | 2010-02 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/4744 | - |
dc.description.abstract | O Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais de Educação – FUNDEB é o coração do financiamento da educação básica pública brasileira e é um mecanismo regular de financiamento com vigência até o ano de 2020, constituindo-se, portanto numa política de longo prazo. O FUNDEB alcança mais de 45 milhões de estudantes de escolas públicas brasileiras com recursos de R$83,1 bilhões de Reais previstos para o ano de 2010 e com tendência de crescimento para os próximos anos. O controle social deste fundo ganha importância fundamental para o sucesso desta política pública e este trabalho procura perscrutar o interior dos conselhos de acompanhamento e controle social do Fundeb (CACS Fundeb) focando a pesquisa na pessoa do conselheiro, suas características e dificuldades para a realização desta importante função para a sociedade brasileira. Os CACS Fundeb são órgãos colegiados compostos por representantes do poder público, de profissionais da área de educação e, ainda por representantes dos pais e dos estudantes e se constituem num excelente espaço de participação do cidadão. Este trabalho confronta as competências legais dos conselheiros dos CACS Fundeb e a sua atuação neste esfera pública. Foi escolhido, como recorte, para estudo de campo os CACS Fundeb existentes nas cidades de Caraguatatuba, Ilhabela, São Sebastião e Ubatuba, micro região do Estado de São Paulo denominada Litoral Norte-SP. Os resultados de trabalho de pesquisa de campo revelam características importantes e analisa a qualidade de participação deste conselheiro apontando alguns caminhos que possam ajudar a melhorar o seu desempenho. É hora da mudança do jogo no controle social do Fundeb para garantia que os recursos destinados à educação básica possam realmente ser bem aplicados, contribuindo para a melhoria da qualidade do ensino brasileiro. | pt_BR |
dc.language.iso | Idioma::Português:portuguese:pt | pt_BR |
dc.publisher | Escola de Administração Fazendária (Esaf) | pt_BR |
dc.subject | educação fiscal | pt_BR |
dc.subject | controle social | pt_BR |
dc.subject | cidadania | pt_BR |
dc.subject | educação básica | pt_BR |
dc.title | O desafio dos conselheiros do FUNDEB: hora da mudança do jogo no controle social | pt_BR |
dc.type | Monografia/TCC | pt_BR |
dc.rights.holder | Carlos Vinício Lacerda Nacif | pt_BR |
dc.location.country | País::BR:Brasil | pt_BR |
dc.description.physical | 90 páginas | pt_BR |
dc.description.classification | Fiscalização e Controle | pt_BR |
dc.educational.description | Monografia de Pós-graduação apresentada a Escola de Administração Fazendária, como requisito parcial para obtenção do título de Especialista em Educação Fiscal e Cidadania. | pt_BR |
dc.rights.license | Termo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original. | pt_BR |
dc.subject.ods | 16. Paz, justiça e instituições eficazes - Promover sociedades pacíficas e inclusivas par ao desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis. | pt_BR |
Appears in Collections: | Monografias Esaf |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Nacif Carlos Vinício Lacerda.pdf | 719.93 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.