Evolução dos contratos das concessões de ferrovias
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Guerra Neto, Paulo Pessoa | - |
dc.contributor.other | Amorim, Lívia Medeiros (Orientadora) | - |
dc.date.accessioned | 2019-07-25T15:51:20Z | - |
dc.date.available | 2019-07-25T15:51:20Z | - |
dc.date.issued | 2019-04 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/4194 | - |
dc.description.abstract | O presente trabalho aborda a estrutura do setor ferroviário brasileiro, o marco regulatório desse setor e as principais características do contrato de concessão firmado entre o poder concedente o setor privado. Verificou-se que a maioria das ferrovias possuem contratos celebrados na década de 90, assim como na Ferrovia Norte-Sul Tramo Norte, são criticados por apresentarem lacunas regulatórias e não incentivarem o uso eficiente dessa infraestrutura. Após reviravolta no modelo de exploração ferroviária, a Ferrovia Norte-Sul Tramo Central será licitada com nova minuta de contrato, que foi elaborada no contexto social atual. Para realizar o trabalho, realizou-se a descrição e análise das cláusulas dos principais contratos de concessão de ferrovias relacionadas com o compartilhamento da via: capacidade da via, modo de compartilhamento e tabela tarifária para o direito de passagem. Por fim, concluiu-se que, o Contrato Operacional Especifico garante o compartilhamento da via, entretanto a nova avença, por ser mais completa, traz melhores condições e segurança jurídica para a celebração desse instrumento. | pt_BR |
dc.language.iso | Idioma::Português:portuguese:pt | pt_BR |
dc.publisher | Escola Nacional de Administração Pública (Enap) | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Serzedello Corrêa (ISC) | pt_BR |
dc.subject | contrato de concessão | pt_BR |
dc.subject | ferrovias | pt_BR |
dc.subject | regulação | pt_BR |
dc.subject | transporte ferroviário | pt_BR |
dc.subject | governança | pt_BR |
dc.subject | políticas de infraestrutura | pt_BR |
dc.subject | Contarto Operacional Específico - COE | pt_BR |
dc.title | Evolução dos contratos das concessões de ferrovias | pt_BR |
dc.type | Monografia/TCC | pt_BR |
dc.rights.holder | Paulo Pessoa Guerra Neto | pt_BR |
dc.location.country | País::BR:Brasil | pt_BR |
dc.description.physical | 44 páginas | pt_BR |
dc.description.classification | Governança | pt_BR |
dc.description.additional | Especialização em Governança e Controle da Regulação em Infraestrutura, 1ª edição. | pt_BR |
dc.educational.description | Trabalho de Conclusão de Curso apresentado como parte dos requisitos para obtenção do grau de Especialista em Governança e Controle da Regulação em Infraestrutura. | pt_BR |
dc.educational.intendedenduserrole | Especialistas e interessados em governança e controle da regulação em infraestrutura | pt_BR |
dc.educational.context | 363 horas | pt_BR |
dc.rights.license | Termo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original. | pt_BR |
dc.subject.ods | 16. Paz, justiça e instituições eficazes - Promover sociedades pacíficas e inclusivas par ao desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis. | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização Enap - Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
PAULO PESSOA GUERRA NETO.pdf | Artigo principal | 684.03 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.