Curso: Construção de Cenários Prospectivos - Turma Ministério da Saúde - 1/2019
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Marcial, Elaine Coutinho | - |
dc.date.accessioned | 2019-07-16T21:23:02Z | - |
dc.date.available | 2019-07-16T21:23:02Z | - |
dc.date.issued | 2019-07 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/4186 | - |
dc.description.abstract | Programa do curso contendo objetivo, ementa, metodologia de ensino e avaliação. Plano de aula, referências bibliográficas e currículo da professora. Slides referentes às aulas 1, 2 e 3. | pt_BR |
dc.language.iso | Idioma::Português:portuguese:pt | pt_BR |
dc.publisher | Escola Nacional de Administração Pública (Enap) | pt_BR |
dc.subject | gestão estratégica | pt_BR |
dc.subject | planejamento | pt_BR |
dc.subject | gestão pública | pt_BR |
dc.subject | governança | pt_BR |
dc.subject | cenários prospectivos | pt_BR |
dc.title | Curso: Construção de Cenários Prospectivos - Turma Ministério da Saúde - 1/2019 | pt_BR |
dc.type | Apresentação/Slides | pt_BR |
dc.type | Programa | pt_BR |
dc.rights.holder | Escola Nacional de Administração Pública (Enap) | pt_BR |
dc.location.country | País::BR:Brasil | pt_BR |
dc.description.physical | 1. Programa do Curso: Documento em PDF, 10 páginas, contendo as informações sobre o curso. | pt_BR |
dc.description.physical | 2. Apresentação: Documento em PDF, 229 páginas, contendo as apresentações das aulas 1, 2 e 3. | pt_BR |
dc.description.classification | Gestão Estratégica. Planejamento | pt_BR |
dc.description.classification | Gestão Pública | pt_BR |
dc.description.classification | Inovação | pt_BR |
dc.educational.description | Ao final do curso, o participante será capaz de empregar a metodologia da prospectiva e suas principais ferramentas e construir mini cenários. E utilizar os estudos prospectivos como um processo continuado de pensar o futuro e de planejamento e gestão estratégica. | pt_BR |
dc.educational.intendedenduserrole | O público-alvo é composto por integrantes da Carreira de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental – EPPGG que necessitem de aprovação em cursos de Aperfeiçoamento para fins de promoção profissional, conforme determinação da Secretaria de Gestão do Ministério da Economia; e de integrantes das Carreiras de Analista de Planejamento e Orçamento – APO, Analista de Comércio Exterior – ACE, Auditor Federal de Finanças e Controle – AFFC, Analista de Infraestrutura – AIE, Analista Técnico de Políticas Sociais – ATPS, Analista em Tecnologia da Informação - ATI, Especialista em Regulação - ER, Auditor-Fiscal da Receita Federal do Brasil (AFRFB), Procurador da Fazenda Nacional (PFN) e Técnico de Planejamento e Pesquisa do IPEA (TPP). | pt_BR |
dc.educational.context | O método educacional a ser utilizado será o learning by doing. Para tanto, os conceitos serão construídos em sala de aula, serão trabalhados estudos de caso, e um minicenário será construído durante a capacitação com base em temática escolhida pelos próprios alunos. | pt_BR |
dc.educational.context | A capacitação seguirá o conteúdo de uma apostila que será encaminhada à Enap, com antecedência de uma semana, para reprodução e distribuição entre os alunos no primeiro dia de aula. | pt_BR |
dc.educational.context | A metodologia de planejamento com base em cenários tem sido cada vez mais utilizada pelas organizações públicas e privadas em função do crescimento do grau de incerteza ambiental. Ela também é muito utilizada ao redor do mundo, como parte integrante do planejamento de longo prazo, pois é considerada mundialmente como a metodologia mais adequada para auxiliar a formulação de estratégias de longo prazo. Facilita a compreensão das possibilidades de futuro, disponibilizando visão sistêmica das diversas variáveis que o impactarão. | pt_BR |
dc.educational.context | Essa metodologia amplia a visão do futuro e permite a construção de planos de contingência que contribuem para o atingimento dos objetivos estratégicos de longo prazo, mesmo em ambientes turbulentos, e melhora a capacidade de formulação e gestão de políticas públicas. | pt_BR |
dc.educational.context | Essa proposta de Capacitação em Planejamento baseado na construção de cenários prospectivos foi elaborada com o objetivo de desenvolver habilidades nos servidores públicos nos contextos de construção e de utilização de cenários prospectivos que contribuam com a formulação de estratégias de médio e longo prazos e de políticas públicas. | pt_BR |
dc.educational.context | A proposta se justifica pela necessidade da formulação de estratégias de médio e longo prazo, bem como pela necessidade do aprimoramento de políticas públicas em ambiente turbulento e de grande incerteza como o vivido atualmente. | pt_BR |
dc.rights.license | Termo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original. | pt_BR |
dc.subject.ods | 17. Parcerias e meios de implementação - Fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável. | pt_BR |
Appears in Collections: | Programa de Aperfeiçoamento para Carreiras – 2019 |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Programa Cenários - MS_2019.pdf | Programa do Curso - Construção de Cenários Prospectivos - Turma Ministério da Saúde - 1/2019 | 320.62 kB | Adobe PDF | View/Open |
Cenarios_ENAP_minicurso_2019_NOVO_v2.pdf | Slides utilizados nas aulas 1, 2 e 3. | 9.7 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.