Taxi Gov: mobilidade de Servidores no Governo Federal
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DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.author | Brasil. Presidência da República, Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão | - |
dc.date.accessioned | 2019-07-04T20:12:30Z | - |
dc.date.available | 2019-07-04T20:12:30Z | - |
dc.date.issued | 2019-06 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/4154 | - |
dc.description.abstract | Atualmente, os governos lidam com o complexo desafio de conciliar as crescentes restrições fiscais com a demanda cada vez mais exigente dos cidadãos por um melhor desempenho dos serviços públicos, havendo grande pressão pela melhoria contínua da performance do setor público e, ao mesmo tempo, uma tentativa de impedir o crescimento da despesa pública. Ao analisar o que as compras públicas representam no total dos gastos do governo brasileiro, o desenvolvimento de ações para repensar os modelos de contratação, já instituídos, foi essencial. Esse papel de repensar, reavaliar, inovar e incorporar melhorias nas contratações de bens e serviços, de uso comum, compete à Central de Compras (Central). Nesse sentido, o MPDG iniciou a implantação de um modelo de serviços compartilhados para o governo federal em que um único provedor (uma unidade governamental) entrega a seus clientes (outros órgãos públicos) serviços de natureza comum, de forma consistente e padronizada, em grandes volumes. Para inaugurar essa nova forma de organização, foi selecionado o serviço de transporte administrativo de servidores e colaboradores do Poder Executivo federal no âmbito do Distrito Federal e entorno. Para atendimento da necessidade de deslocamento de servidores não existia um padrão de serviço entre os órgãos da Administração Pública Federal (APF). Restou claro que a frota própria era um modelo frequente o qual gerava um alto grau de imobilização de recursos e elevado esforço de gestão, envolvendo manutenção dos veículos, reposição de peças, organização de garagens, administração de seguros e procedimentos de desfazimento. Considerando um contexto em que o mercado provê aplicativos e sistemas que facilitam a solicitação de veículos e o monitoramento da utilização do serviço, desenvolvemos o projeto TáxiGov, que substitui os modelos de carros alugados e próprios por táxis, pagando-se apenas pela efetiva utilização. Atualmente, a implantação está em 85% dos órgãos da APF Direta com uma redução de aproximadamente 60% nos gastos em relação aos modelos anteriores (R$ 3 milhões. | pt_BR |
dc.language.iso | Idioma::Português:portuguese:pt | pt_BR |
dc.publisher | Escola Nacional de Administração Pública (Enap) | pt_BR |
dc.subject | inovação | pt_BR |
dc.subject | compras governamentais | pt_BR |
dc.subject | Táxi-Gov | pt_BR |
dc.subject | mobilidade urbana | pt_BR |
dc.title | Taxi Gov: mobilidade de Servidores no Governo Federal | pt_BR |
dc.type | Relato de Experiência | pt_BR |
dc.rights.holder | Escola Nacional de Administração Pública (Enap) | pt_BR |
dc.location.country | País::BR:Brasil | pt_BR |
dc.description.physical | 25 p. | pt_BR |
dc.description.classification | Compras Públicas. Logística Pública | pt_BR |
dc.description.classification | Gestão Pública | pt_BR |
dc.description.classification | Inovação | pt_BR |
dc.description.classification | Orçamento e Finanças | pt_BR |
dc.description.additional | Iniciativa premiada no 22º Concurso Inovação no Setor Público sob responsabilidade de Virgínia Bracarense Lopes, Diretora. Iniciativas premiadas no 22º Concurso Inovação no Setor Público 2017. Área temática: Inovação em Processos Organizacionais no Poder Executivo Federal | pt_BR |
dc.educational.description | Os objetivos consideravam dimensões quantitativas, especificamente quanto à redução de gastos, e qualitativos, no conceito de qualidade do gasto público e otimização do funcionamento da máquina administrativa. Pode-se pontuar que os objetivos eram e ainda são: • Reduzir o gasto com transporte de servidores, inicialmente nos órgãos da administração direta localizados no Distrito Federal e entorno, por meio da adoção de nova estratégia de contratação do serviço e pelo ganho de escala de uma licitação centralizada; • Potencializar economia por meio da centralização da operação, no conceito de CSC, permitindo a redução do custo de gestão, manutenção e operação da frota administrativa; • Reduzir a ociosidade da frota; • Incorporar tecnologia na prestação do serviço com automação de processos, gerando informação em tempo real com aumento de transparência e controle da utilização e do gasto; • Desmobilizar veículos que não são úteis à administração, cedendo a outros órgãos, entidades ou outros beneficiários e, assim, reduzir custos de manutenção e guarda, evitando novas compras e aferindo, quando for o caso, receita com a venda dos veículos; • Permitir a rastreabilidade das corridas, registro das informações de origem e destino, de quem está em viagem, quais os horários mais solicitados, trazendo maior clareza à administração do custo real desse serviço; • Padronizar o serviço de transporte de servidores entre os órgãos da administração direta, com inclusão de parâmetros de medição da qualidade de sua prestação e de tempo de atendimento; • Reduzir o volume de procedimentos licitatórios e de contratos, bem como centralizar procedimentos de gestão contratual e de pagamento em uma única unidade, trazendo economia de recursos e de esforço de pessoal; • Desonerar servidores para atuação em outras atividades, bem como desmobilizar estruturas acessórias, como garagens e oficinas, que também geravam gastos para o Poder Executivo; • Retirar da administração o foco na gestão de frota, que não é sua atividade precípua, permitindo que os órgãos atuem na melhor especificação do serviço e gestão da qualidade. | pt_BR |
dc.educational.intendedenduserrole | Servidores públicos em geral. | pt_BR |
dc.rights.license | Termo::Licença Padrão ENAP: É permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.enap.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários esses “termos de uso” e quem é o detentor dos direitos autorais, a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Proibido o uso comercial. Permitida a criação de obras derivadas, desde que respeitado o crédito ao autor original. Essa licença é compatível com a Licença Creative Commons (by-nc-sa). | pt_BR |
dc.subject.ods | 09. Inovação infraestrutura - Construir infraestrutura resiliente, promover a industrialização inclusiva e sustentável, e fomentar a inovação. | pt_BR |
Appears in Collections: | Concurso Inovação: de 2016 a 2021 (21ª a 25ª edição) |
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