A educação fiscal e os colaboradores da área fiscal na Secretaria da Receita Estadual do Amapá
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Valente, Maria Auxiliadora Reis | - |
dc.contributor.other | Camargo, Jacqueline Pharlan de (Orientadora) | - |
dc.date.accessioned | 2019-05-30T23:23:40Z | - |
dc.date.available | 2019-05-30T23:23:40Z | - |
dc.date.issued | 2011 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/4052 | - |
dc.description.abstract | O presente trabalho buscou analisar o tema: A Educação Fiscal e os Colaboradores da Área Fiscal na Secretaria da Receita Estadual-SRE do Amapá, abordando o Programa de Educação Fiscal e a necessidade de participação dos Auditores e Fiscais de Tributos nas ações desenvolvidas pelo Programa de Educação Fiscal Estadual-PEFE. Buscou-se identificar as possíveis resistências na assimilação e dificuldades na viabilização do Programa Nacional de Educação Fiscal-PNEF. Teve-se como espaço de atuação a própria Secretaria e como universo pesquisado, os colaboradores da área Fiscal. O trabalho foi desenvolvido por meio de um estudo de caso via pesquisa de campo qualiquantitativa, através de um questionário aplicado a 10 (dez) colaboradores fiscais com 11 (onze) perguntas fechadas de múltipla escolha, no sentido de verificar a concepção destes acerca da educação fiscal e o envolvimento destes no PEFE, uma vez que o total de agentes perfaz o número de 143 (cento e quarenta e três). Abordou-se na análise aspectos quanto ao conceito de educação fiscal, sua relevância, perspectiva de trazer um futuro promissor ao Estado, a importância e a participação nas ações do PEFE pela Secretaria, o curso de Disseminadores de Educação Fiscal e a necessidade de financiamento bancário para captação de recursos para a modernização das áreas da SRE (especificamente relacionado ao PNEF). Procurou-se conhecer a realidade para melhor visualização da problemática, a fim de buscar um planejamento com metas alcançáveis, na elaboração de ações de melhoria pela alta gestão no sentido de otimizar o PEFE dentro da Secretaria, e produzir um trabalho consciente e compromissado, ético e cidadão por parte dos colaboradores. Ao final deste estudo detectouse a falta de recursos específicos destinados ao Programa, o que inviabiliza os projetos apresentados pela Gerência de Educação Fiscal Estadual-GEFE, dificultando e diminuindo as ações que poderiam ser desenvolvidas. Observou-se ainda que após 11(onze) anos de implantação, o PEFE ainda encontra barreiras referentes à internalização e disseminação da temática no cerne da SRE, no caso mais específico entre os seus colaboradores, uma vez que, nas atividades realizadas, registra-se a baixa participação dos mesmos, assim como uma certa indisponibilidade em se tornarem agentes multiplicadores da educação fiscal no intuito de contribuir para a consolidação do Programa, mesmo que conscientes da importância do Programa para o país. | pt_BR |
dc.language.iso | Idioma::Português:portuguese:pt | pt_BR |
dc.publisher | Escola de Administração Fazendária (Esaf) | pt_BR |
dc.subject | educação fiscal | pt_BR |
dc.subject | programas sociais | pt_BR |
dc.subject | cidadania | pt_BR |
dc.subject | Amapá | pt_BR |
dc.subject | tributação | pt_BR |
dc.title | A educação fiscal e os colaboradores da área fiscal na Secretaria da Receita Estadual do Amapá | pt_BR |
dc.type | Monografia/TCC | pt_BR |
dc.rights.holder | Maria Auxiliadora Reis Valente | pt_BR |
dc.location.country | País::BR:Brasil | pt_BR |
dc.description.physical | 60 p. | pt_BR |
dc.description.classification | Desenvolvimento Regional | pt_BR |
dc.description.classification | Orçamento e Finanças | pt_BR |
dc.description.classification | Políticas Econômicas | pt_BR |
dc.educational.description | Monografia de Pós-graduação apresentada à Escola de Administração Fazendária – Esaf, como requisito para obtenção do título de Especialista em Educação Fiscal e Cidadania. | pt_BR |
dc.rights.license | Termo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original. | pt_BR |
dc.subject.ods | 16. Paz, justiça e instituições eficazes - Promover sociedades pacíficas e inclusivas par ao desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis. | pt_BR |
Appears in Collections: | Monografias Esaf |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
arquivo.2013-04-17.2179826434.pdf | 816.06 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.