A escola como espaço de formação para a cidadania: um estudo sobre o ensino fundamental público - séries finais
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Staffuzza, Onésimo | - |
dc.contributor.other | Ferreira, Jane Farias Chagas (Orientador) | - |
dc.date.accessioned | 2019-05-22T23:28:16Z | - |
dc.date.available | 2019-05-22T23:28:16Z | - |
dc.date.issued | 2011 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/4039 | - |
dc.description.abstract | Esta pesquisa teve como objetivo geral investigar que fatores e estratégias contribuem para a formação da cidadania nas séries finais do Ensino Fundamental, levantar se a escola pública do Distrito Federal forma cidadãos e se programas parceiros da escola contribuem nesse processo educacional. Para isso, pesquisou-se o conceito de cidadania e os valores que a compõem. Foram garimpados conteúdos das normas e orientações do ensino federal e do sistema de ensino do Distrito Federal que tratam dessa questão. Foi realizada coleta de dados, utilizando estratégias qualitativas para descrever os fatores que contribuem para a formação da cidadania. Nesse sentido, foi aplicado questionário a 64 estudantes de três salas de aulas em três escolas públicas do Distrito Federal. Também participaram dez professores dessas mesmas escolas por meio de entrevista semi-estruturada contendo questões que versavam sobre formação, valores, abertura democrática da escola, estratégias para o ensino e o conhecimento e vivência da relação Estado-sociedade. Ainda foi realizada análise documental dos projetos político-pedagógicos dessas escolas. Os resultados demonstraram que há um descompasso entre a orientação do sistema de ensino e da literatura com a gestão da escola, a formação do professor, seus valores e a sua prática pedagógica. Discutiu-se ainda a complementaridade dos programas de algumas entidades parceiras da escola, como por exemplo, o Programa Nacional de Educação Fiscal, sustentado por vários organismos estatais, e as lacunas que não estão sendo preenchidas, que podem ser aprimoradas pela execução desses projetos. | pt_BR |
dc.language.iso | Idioma::Português:portuguese:pt | pt_BR |
dc.publisher | Escola de Administração Fazendária (Esaf) | pt_BR |
dc.subject | educação | pt_BR |
dc.subject | sidadania | pt_BR |
dc.subject | ensino fundamental | pt_BR |
dc.title | A escola como espaço de formação para a cidadania: um estudo sobre o ensino fundamental público - séries finais | pt_BR |
dc.type | Monografia/TCC | pt_BR |
dc.rights.holder | Onésimo Staffuzza | pt_BR |
dc.location.country | País::BR:Brasil | pt_BR |
dc.description.physical | 130 p. | pt_BR |
dc.description.classification | Desenvolvimento Regional | pt_BR |
dc.description.classification | Políticas Sociais | pt_BR |
dc.educational.description | Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Programa de Pós-Graduação da Escola de Administração Fazendária como requisito parcial para obtenção do grau de especialista em Educação Fiscal e Cidadania. | pt_BR |
dc.rights.license | Termo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original. | pt_BR |
dc.subject.ods | 16. Paz, justiça e instituições eficazes - Promover sociedades pacíficas e inclusivas par ao desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis. | pt_BR |
Appears in Collections: | Monografias Esaf |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Onésimo Stafuzza.pdf | 521.51 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.