A recorrente retórica de crise institucional do setor portuário brasileiro
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.author | Santos, Fernando Corrêa dos | - |
dc.contributor.other | Karam, Ricardo Antônio de Souza (Orientador) | - |
dc.date.accessioned | 2019-05-14T18:34:05Z | - |
dc.date.available | 2019-05-14T18:34:05Z | - |
dc.date.issued | 2019-05-06 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/4002 | - |
dc.description.abstract | A busca por eficiência dos portos brasileiros, no final do século XX e início do século XXI, motivou reformas nas normas e instituições que regulam o setor, que, todavia, não afastaram de maneira duradoura a “retórica” de crise. A teoria de mudança institucional de North (1990) e as boas práticas do Banco Mundial (2007) foram empregadas neste estudo para melhor compreender os fatores que ditaram as mudanças institucionais no Brasil e as lacunas nas reformas portuárias. O ambiente regulatório propício para a execução de contratos e a adequada distribuição de representatividade são apresentados como instrumentos para galgar a eficiência institucional. Ganham destaque a supervisão governamental finalística, bem como oportunidades para melhor proveito dos instrumentos de parceria público-privada e aplicações do modelo de concessões “Landlord port privado”. Espera-se que esses elementos possam subsidiar os pesquisadores e formuladores de políticas a identificar as melhorias incrementais do atual modelo de exploração portuária. | pt_BR |
dc.language.iso | Idioma::Português:portuguese:pt | pt_BR |
dc.publisher | Escola Nacional de Administração Pública (Enap) | pt_BR |
dc.subject | infraestrutura | pt_BR |
dc.subject | eficiência | pt_BR |
dc.subject | instituição | pt_BR |
dc.subject | setor portuário | pt_BR |
dc.subject | Brasil | pt_BR |
dc.title | A recorrente retórica de crise institucional do setor portuário brasileiro | pt_BR |
dc.type | Monografia/TCC | pt_BR |
dc.rights.holder | Fernando Corrêa dos Santos | pt_BR |
dc.location.country | País::BR:Brasil | pt_BR |
dc.description.physical | 48 p. | pt_BR |
dc.description.classification | Políticas de Infraestrutura | pt_BR |
dc.educational.description | Trabalho de Conclusão de Curso apresentado como parte dos requisitos para obtenção do título de Especialista em Políticas Públicas de Infraestrutura. | pt_BR |
dc.educational.intendedenduserrole | Especialistas e interessados em políticas de infraestrutura. | pt_BR |
dc.educational.context | 360 horas | pt_BR |
dc.rights.license | Termo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original. | pt_BR |
dc.subject.ods | 09. Inovação infraestrutura - Construir infraestrutura resiliente, promover a industrialização inclusiva e sustentável, e fomentar a inovação. | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização Enap - Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) |
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