Escolas de governo e gestão por competências: mesa-redonda de pesquisa-ação
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Carvalho, Antônio Ivo de | - |
dc.contributor.author | Vieira, Anísio Soares | - |
dc.contributor.author | Bruno, Fátima | - |
dc.contributor.author | Motta, José Inácio Jardim | - |
dc.contributor.author | Baroni, Margaret | - |
dc.contributor.author | Macdowell, Maria Cristina | - |
dc.contributor.author | Salgado, Rosângela | - |
dc.contributor.author | Côrtes, Sérgio da Costa | - |
dc.date.accessioned | 2014-01-07T16:18:25Z | - |
dc.date.available | 2014-01-07T16:18:25Z | - |
dc.date.issued | 2009 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/398 | - |
dc.description.abstract | Dando sequência aos debates iniciados em 2004 e 2005 e que tiveram como produto o livro “Gestão por competências em organizações de governo”, a Mesa-redonda de Pesquisa-Ação versão 2009 propõe-se a suprir uma lacuna importante: discutir a atuação do Sistema de Escolas de Governo da União em face das diretrizes da Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoal (PNDP) – Decreto nº 5.707 de 23 de fevereiro de 2006 | pt_BR |
dc.language.iso | Idioma::Português:portuguese:pt | pt_BR |
dc.publisher | Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) | pt_BR |
dc.source | http://www.enap.gov.br/index.php?option=com_docman&task=doc_view&gid=3302 | pt_BR |
dc.subject | Gestão por competências | pt_BR |
dc.subject | Setor público | pt_BR |
dc.subject | Escolas de governo | pt_BR |
dc.subject | Capacitação de servidores | pt_BR |
dc.subject | Formação | pt_BR |
dc.subject | Capacitação | pt_BR |
dc.subject | Competências | pt_BR |
dc.subject | Modelos de avaliação | pt_BR |
dc.title | Escolas de governo e gestão por competências: mesa-redonda de pesquisa-ação | pt_BR |
dc.type | Livro | pt_BR |
dc.rights.holder | Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) | pt_BR |
dc.location.country | País::BR:Brasil | pt_BR |
dc.description.physical | Número de páginas: 109 p. | pt_BR |
dc.description.classification | Desenvolvimento Gerencial | pt_BR |
dc.description.additional | ISBN 978-85-256-0063-9 | pt_BR |
dc.description.additional | Sumário: Apresentação 9 Prefácio 11 Introdução 13 Capítulo 1 – Reflexão sobre o trabalho em organizações governamentais 15 1.1 O Estado e as transformações contemporâneas 15 1.2 Papel do servidor público . 21 1.3 Desafios das escolas de governo na capacitação de servidores. 26 1.3.1 O debate das competências 26 1.3.2 Os desafios das escolas de governo 28 Capítulo 2 – Conceitos de competências aplicados ao campo educacional 33 2.1 Arcabouço jurídico-legal 33 2.2 Competências, formação e capacitação 35 Capítulo 3 – Metodologias 49 3.1 Alternativas metodológicas para mapear competências 50 3.1.1 Pesquisa Documental 51 3.1.2 Entrevistas em profundidade 51 3.1.3 Grupo focal 53 3.1.4 Questionários estruturados 56 3.2 Programas de formação e capacitação e currículos por competência 59 3.2.1 Metodologias para elaboração de currículos 62 3.3 Considerações gerais sobre as metodologias 75 Capítulo 4 – Desafios da avaliação na formação por competências. 79 4.1 Aprendizagem e transferência: bases para avaliação 80 4.2 Modelos de avaliação. 85 4.2.1 Modelo de Avaliação Integrado e Somativo (MAIS) 88 4.2.2 Avaliação da capacitação com base em competências 91 Considerações finais. 95 Breve histórico do serviço público e da gestão de pessoas no Brasil 99 | pt_BR |
dc.subject.enap | Gestão por Competências | pt_BR |
dc.subject.enap | Setor Público | pt_BR |
dc.subject.enap | Agente Público | pt_BR |
dc.subject.enap | Escola de Governo | pt_BR |
dc.subject.enap | Capacitação Profissional | pt_BR |
dc.subject.enap | Gestão de Pessoas | pt_BR |
dc.rights.access | Acesso::Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.type | Regime::Licença Padrão ENAP | pt_BR |
dc.rights.license | Termo::Licença Padrão ENAP::É permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.enap.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários esses “termos de uso” e quem é o detentor dos direitos autorais patrimoniais, a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Proibido o uso comercial. Permitida a criação de obras derivadas, desde que respeitado o crédito ao autor original. Essa licença é compatível com a Licença Creative Commons (by-nc). | pt_BR |
Appears in Collections: | Livros Publicados pela Enap Publicações sobre Escolas de Governo |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
livro_mesa_redonda.pdf | 2.29 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.