Análise da Política Nacional de Pisos Mínimos do Transporte Rodoviário de Cargas
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Fornaciari, Francielle Avancini | - |
dc.contributor.other | Silva, Rutelly Marques da (Orientador) | - |
dc.date.accessioned | 2019-05-10T17:54:03Z | - |
dc.date.available | 2019-05-10T17:54:03Z | - |
dc.date.issued | 2019-04-29 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/3986 | - |
dc.description.abstract | Este estudo busca analisar os impactos do estabelecimento da Política de Pisos Mínimos do Transporte Rodoviário de Cargas - PNPM no mercado de transporte rodoviário de carga e para os demandantes desse serviço, de forma a contribuir para a eficiência do setor de transporte rodoviário de carga e, por conseguinte, com a redução nos custos de vários segmentos produtivos que são diretamente afetados pelo setor. Este trabalho divide-se em cinco etapas: (i) o contexto da criação da PNPM; (ii) análise das teorias econômicas de regulação pelo Estado; (iii) panorama do mercado de transporte rodoviário de carga brasileiro; (iv) análise dos impactos da aplicação da PNPM no mercado de frete rodoviário e em outros que se utilizam desse serviço; e (v) recomendações gerais. Diante da análise de cenários de tabelamento de frete, foi possível verificar que: (a) quando o piso mínimo do frete estabelecido for inferior ou igual ao preço de equilíbrio de mercado, a Política será inócua; (b) quando o piso mínimo do frete for maior que o preço de equilíbrio de mercado, a PNPM poderá favorecer as empresas transportadoras de cargas maiores e mais eficientes, gerar inflação e, em consequência, reduzir a capacidade de compra da população e prejudicar as empresas que ofertam bens e serviços que utilizam o serviço de frete. | pt_BR |
dc.language.iso | Idioma::Português:portuguese:pt | pt_BR |
dc.publisher | Escola Nacional de Administração Pública (Enap) | pt_BR |
dc.subject | infraestrutura | pt_BR |
dc.subject | transporte rodoviário de carga | pt_BR |
dc.subject | avaliação | pt_BR |
dc.subject | tabelamento de fretes | pt_BR |
dc.subject | políticas públicas | pt_BR |
dc.title | Análise da Política Nacional de Pisos Mínimos do Transporte Rodoviário de Cargas | pt_BR |
dc.type | Monografia/TCC | pt_BR |
dc.rights.holder | Francielle Avancini Fornaciari | pt_BR |
dc.location.country | País::BR:Brasil | pt_BR |
dc.description.physical | 39 p. | pt_BR |
dc.description.classification | Políticas de Infraestrutura | pt_BR |
dc.educational.description | Trabalho de Conclusão de Curso apresentado como parte dos requisitos para obtenção do título de Especialista em Políticas Públicas de Infraestrutura. | pt_BR |
dc.educational.intendedenduserrole | Especialistas e interessados em políticas de infraestrutura | pt_BR |
dc.educational.context | 360 horas | pt_BR |
dc.rights.license | Termo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original. | pt_BR |
dc.subject.ods | 09. Inovação infraestrutura - Construir infraestrutura resiliente, promover a industrialização inclusiva e sustentável, e fomentar a inovação. | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização Enap - Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
FRANCIELLE AVANCINI FORNACIARI.pdf | artigo principal | 636.25 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.