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dc.contributor.authorSantos, Fernando Corrêa-
dc.contributor.otherKaram, Ricardo Antônio de Souza (Orientador)-
dc.date.accessioned2019-05-10T17:23:32Z-
dc.date.available2019-05-10T17:23:32Z-
dc.date.issued2019-04-29-
dc.identifier.urihttp://repositorio.enap.gov.br/handle/1/3983-
dc.description.abstractA busca por eficiência dos portos brasileiros, no final do século XX e início do século XXI, motivou reformas nas normas e instituições que regulam o setor, que, todavia, não afastaram de maneira duradoura a “retórica” de crise. A teoria de mudança institucional de North (1990) e as boas práticas do Banco Mundial (2007) foram empregadas neste estudo para melhor compreender os fatores que ditaram as mudanças institucionais no Brasil e as lacunas nas reformas portuárias. O ambiente regulatório propício para a execução de contratos e a adequada distribuição de representatividade são apresentados como instrumentos para galgar a eficiência institucional. Ganham destaque a supervisão governamental finalística, bem como oportunidades para melhor proveito dos instrumentos de parceria público-privada e aplicações do modelo de concessões “Landlord port privado”. Espera-se que esses elementos possam subsidiar os pesquisadores e formuladores de políticas a identificar as melhorias incrementais do atual modelo de exploração portuária.pt_BR
dc.language.isoIdioma::Português:portuguese:ptpt_BR
dc.publisherEscola Nacional de Administração Pública (Enap)pt_BR
dc.subjectinfraestruturapt_BR
dc.subjectreformapt_BR
dc.subjectinstituiçãopt_BR
dc.subjectportospt_BR
dc.titleA recorrente retórica de crise institucional do setor portuário brasileiropt_BR
dc.typeMonografia/TCCpt_BR
dc.rights.holderFernando Corrêa Santospt_BR
dc.location.countryPaís::BR:Brasilpt_BR
dc.description.physical48 p.pt_BR
dc.description.classificationPolíticas de Infraestruturapt_BR
dc.educational.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso apresentado como parte dos requisitos para obtenção do título de Especialista em Políticas Públicas de Infraestrutura.pt_BR
dc.educational.intendedenduserroleEspecialistas e interessados em políticas de infraestruturapt_BR
dc.educational.context360 horaspt_BR
dc.rights.licenseTermo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original.pt_BR
dc.subject.ods09. Inovação infraestrutura - Construir infraestrutura resiliente, promover a industrialização inclusiva e sustentável, e fomentar a inovação.pt_BR
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