Educação fiscal como instrumento na conservação do patrimônio público: estudo de caso em uma escola municipal de Manaus - AM
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Espirito Santo, Valéria Laborda Izel do | - |
dc.contributor.other | Nascimento, Edson Ronaldo do (Orientador) | - |
dc.contributor.other | Pialarissi, Décio Rui (Coorientador) | - |
dc.date.accessioned | 2019-04-30T18:47:36Z | - |
dc.date.available | 2019-04-30T18:47:36Z | - |
dc.date.issued | 2010 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/3961 | - |
dc.description.abstract | O estudo objetivou analisar o projeto “Construindo Cidadania”, desenvolvido na Escola Municipal Jornalista Sabá Raposo, na cidade de Manaus – AM, enquanto ferramenta para a implantação do PNEF na escola e se esta implantação contribuiu para a mudança de postura da sua comunidade escolar quanto à conservação e valorização do patrimônio público. O presente estudo justificou-se pela necessidade de investigar o resgate da educação dos valores necessários ao pleno exercício da cidadania, uma vez que a Educação Fiscal subsidia essa reflexão sobre o papel do aluno no mundo, sua responsabilidade sobre o que é seu e de sua comunidade, por meio da construção de conceitos básicos como cidadania, ética, controle social dos tributos, bem-estar social, através de sua aplicação como Tema Transversal nas diversas disciplinas, de forma interdisciplinar. O estudo foi realizado através de pesquisa de campo, utilizando-se de questionários semi-estruturados para a obtenção dos dados necessários ao estudo, com uma análise qualitativa desses dados obtidos. Evidenciou-se ao final que quando há envolvimento do poder público, tais projetos são ferramentas importantíssimas para que haja aprendizado significativo das temáticas tratadas pela Educação Fiscal junto aos alunos, fazendo com que haja o despertar de sua consciência fiscal, permitindo com que passem a assumir, então, seus papéis de cidadãos na sociedade em que vivem. | pt_BR |
dc.language.iso | Idioma::Português:portuguese:pt | pt_BR |
dc.publisher | Escola de Administração Fazendária (Esaf) | pt_BR |
dc.subject | educação fiscal | pt_BR |
dc.subject | aprendizado significativo | pt_BR |
dc.subject | cidadania | pt_BR |
dc.subject | patrimônio público | pt_BR |
dc.subject | projeto social | pt_BR |
dc.subject | Manaus | pt_BR |
dc.title | Educação fiscal como instrumento na conservação do patrimônio público: estudo de caso em uma escola municipal de Manaus - AM | pt_BR |
dc.type | Monografia/TCC | pt_BR |
dc.rights.holder | Valéria Laborda Izel do Espírito Santo | pt_BR |
dc.location.country | País::BR:Brasil | pt_BR |
dc.description.physical | 81 p. | pt_BR |
dc.description.classification | Administração Pública | pt_BR |
dc.description.classification | Desenvolvimento Regional | pt_BR |
dc.description.classification | Políticas Econômicas | pt_BR |
dc.description.classification | Políticas Sociais | pt_BR |
dc.educational.description | Trabalho apresentado como pré-requisito para obtenção do título de Especialista em Educação Fiscal e Cidadania da Escola de Administração Fazendária (Esaf). | pt_BR |
dc.rights.license | Termo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original. | pt_BR |
dc.subject.ods | 16. Paz, justiça e instituições eficazes - Promover sociedades pacíficas e inclusivas par ao desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis. | pt_BR |
Appears in Collections: | Monografias Esaf |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Valéria Laborda.2137911902 | 3.63 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.