Literatura cinzenta e tomada de decisão no CNPq
Title: | Literatura cinzenta e tomada de decisão no CNPq |
Authors: | Beskow, Wayne Brod |
metadata.dc.contributor.other: | Sobral, Fernanda (Orientadora) |
Publisher: | Escola Nacional de Administração Pública (Enap) |
Language: | Idioma::Português:portuguese:pt |
Country: | País::BR:Brasil |
metadata.dc.type: | Monografia/TCC |
metadata.dc.description.physical: | 19 p. |
Issue Date: | 11-Apr-2019 |
metadata.dc.rights.holder: | Wayne Brod Beskow |
metadata.dc.rights.license: | Termo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original. |
Classificação Temática: | Gestão do Conhecimento Inovação Metodologias de Aprendizagem |
Abstract: | Para caracterizar a contribuição da literatura cinzenta na gestão de importante política pública do CNPq foi realizado um estudo de caso que tomou como referência 14 edições do Edital Universal, ou Chamada Pública, na qual foram caracterizados pareceres de análises técnicas exaradas em uma amostra constituída por 300 processos (0,5% do Universo de 60.000 projetos fomentados entre mais de 164.000 propostas submetidas ao
longo de sua existência) Focou-se em duas áreas selecionadas aleatoriamente visando a caracterização qualitativa destes pareceres procurando identificar similaridades e diferenças entre as áreas analisadas bem como identificar a contribuição no processo de tomada de decisão dos gestores do CNPq. Os resultados encontrados apontam em sentido diferente das hipóteses cogitadas pelo autor que previam um acréscimo de conhecimento científico e tecnológico nas análises dos relatórios técnico-científicos pelos gestores, porém se constatou que cumprem papel meramente formal e burocrático, no seqüenciamento do fluxo administrativo, sem acrescentar valor em termos de conhecimento científico aos estudos realizados. Foram identificadas melhorias recentes e
avanços que buscam sanar estas falhas. Aponta-se a necessidade de regulamentação desse tema no novo marco legal da C,T&I e a lacuna da gestão da literatura cinzenta. In order to characterize the contribution of the gray literature in the management of important public policy of the CNPq, a case study was carried out that took as reference the 14 editions of the Call Notice, or Public Call, Universal, in which technical analysis reports were characterized in a sample constituted by 264 processes (0.5% of the Universe of 60,000 projects fostered among more than 164,000 proposals submitted throughout its existence). Two randomly selected studies focused on the qualitative characterization of these opinions aiming to identify similarities and differences as well as to identify the contribution in the process of decision-making process of CNPq managers. The results found point in the opposite direction to the hypotheses considered by the author, since they fulfill a purely formal and bureaucratic role in the sequencing of the administrative flow, without adding value in terms of scientific knowledge to the technical-scientific process of the studies carried out. Some recent improvements and advances have been identified that seek to remedy these shortcomings. It is pointed out the need for constant regulation in the new legal framework of S,T&I and the gray literature management gap. |
Keywords: | relatórios técnicos; aprovação; literatura cinzenta; regulamentação |
Target: | Trabalho de Conclusão de Curso apresentado como parte dos requisitos para obtenção do grau de Especialista em Gestão de Políticas Públicas de Ciência, Tecnologia e Inovação. |
Target Audience: | Técnicos, Analistas, Pesquisadores e Dirigentes da Administração Pública federal envolvidos com a produção de políticas públicas de ciência, tecnologia e inovação. |
metadata.dc.educational.context: | 360 horas |
Sustainable Development Objectives (ODS): | 04. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos. |
URI: | http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/3904 |
Appears in Collections: | Especialização Enap - Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) |
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